Anuncio-01

Anuncio-02

Anuncio-03

23 de novembro de 2024

Governador Brandão anuncia atrações confirmadas para o Réveillon do Maranhão 2025


O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou as atrações que se apresentarão no Réveillon do Maranhão 2025. A festa está se aproximando com uma estrutura preparada na Avenida Litorânea para receber um grande público.  


Brandão falou da expectativa e da responsabilidade de realizar mais uma edição do Réveillon do Maranhão. "Estamos preparando mais uma linda festa para o público maranhense. No ano passado reunimos mais de 250 mil pessoas, que puderam aproveitar uma noite com total segurança, grandes artistas e geração de renda para milhares de famílias. Não tenho dúvidas de que a próxima edição será ainda maior em todos os aspectos", destacou Brandão.


A festa começa no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, e traz uma programação repleta de shows com artistas renomados, garantindo música para todos os gostos. O Governo do Maranhão confirmou os shows do sertanejo Murilo Huff e da banda baiana Olodum, além do Arrocha de Natanzinho Lima no Réveillon do Maranhão 2025.


O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, também falou sobre a realização do Réveillon 2025 e das festas anteriores. "Estamos superando as expectativas ano após ano. Em 2024, estamos montando uma ótima estrutura para surpreender ainda mais o público. Depois do nosso Carnaval, do São João e a Expoema, este é o evento mais aguardado pela população, por isso estamos preparando algo especial para os maranhenses. Vem mais um grande Réveillon por aí", finalizou o secretário.

O evento é pensado para toda a família, com a presença de serviços de emergência, Corpo de Bombeiros e policiamento ostensivo em todo o entorno para garantir a segurança de maranhenses e turistas. A festa também conta com o tradicional espetáculo de fogos de artifício, que promete iluminar o céu da capital e tornar o momento da virada ainda mais especial.

22 de novembro de 2024

Em entrevista, Iracema Vale afirma que base governista segue sendo maioria na Assembleia Legislativa

 



Presidente do Parlamento Estadual foi entrevistada no quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante, nesta sexta-feira

Agência Assembleia/ Foto: J. Cardoso

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), afirmou que a base governista segue sendo maioria no Parlamento Estadual. A afirmação foi feita durante entrevista ao programa Bom Dia Mirante, na manhã desta sexta-feira (22), na TV Mirante.

“Daqui para a frente vamos manter, dependendo da pauta apresentada”, destacou a parlamentar na conversa com a jornalista Carla Lima, no quadro Bastidores.

A presidente da Alema avaliou que a base governista pode ser ampliada, diante dos resultados positivos alcançados pela atual gestão estadual. “O governador Carlos Brandão (PSB) é conciliador demais. É tranquilo. É um governador forte, que tem apresentado um grande trabalho para o Maranhão e eu tenho certeza que vamos ter outras adesões à base governista”, pontuou.

Iracema Vale falou sobre a votação e aprovação, com ampla maioria, dos Projetos de Lei nº 476, 477, 478/2024, de autoria do Poder Executivo, ocorrida em sessão extraordinária nesta quinta-feira (21). Ela considerou que o ato pode ser tido como um termômetro para o que deve ocorrer na Casa nos próximos dois anos de seu novo mandato.

A chefe do Legislativo Estadual ressaltou que venceu, no dia 13 de novembro, a segunda reeleição para a Presidência da Casa, após a primeira ter sido judicializada e, por conta de decisões em outros estados, a Assembleia ter se antecipado, se adequando para a realização de novo pleito.

“Graças a Deus, logramos êxito pela terceira vez”, afirmou, contabilizando as três eleições das quais participou na Alema.

Ao ser questionada, Iracema Vale também disse não se considerar vítima de violência política, termo citado pela deputada Ana do Gás (PCdoB) na sessão plenária da quinta-feira (21). “Ela já foi secretária da Mulher, é uma deputada que tem experiência de mandatos, ela sabe como a Casa se comportava com deputados homens (na presidência) e sabe como a Casa se comporta agora. Eu mesma não me sinto vítima desse tipo de violência. Eu tento é combater, tento passar tranquilidade, porque o meu papel é de mediação”, observou.

Forças externas

A presidente da Assembleia afirmou, ainda, que “forças externas” influenciaram o resultado das eleições para a presidência da Mesa Diretora da Casa, realizada no último dia 13 de novembro. Ao final do escrutínio, Iracema Vale e o deputado Othelino Neto (SDD) terminaram com 21 votos cada, após dois turnos de votação, e a parlamentar se reelegeu pelo critério de idade, conforme determina o Regimento Interno da Assembleia.

“Havia sim em mim a convicção, passada pelos próprios deputados, que teríamos apenas dois votos contrários. Vimos também que existia um forte trabalho, uma forte influência de forças externas à Assembleia para que esse placar chegasse a 21 a 21”, disse Iracema Vale, durante a entrevista.

Ela destacou também que não se considera traída pelos seus pares, pois cada deputado tem a liberdade de votar de acordo com a sua convicção. “Eu não quero falar em traição, pois cada deputado é convicto do que quer e da bandeira que representa”, frisou a parlamentar.

Ana do Gás revela que recebeu proposta para votar contra Iracema

 


Proposta partiu de Hernando Macedo, filho de um rico empresário

Assecom/Dep. Ana do Gás
A deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) fez uma revelação na sessão plenária da última quinta-feira (21). Ela contou que recusou proposta para apoiar o deputado Othelino Neto (Solidariedade) na eleição para presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, o que teria motivado a divulgação, na imprensa, na quarta-feira (20), de notícias a seu respeito relacionadas a dívidas.
Conforme a deputada, a proposta para que ela desse voto ao deputado Othelino Neto no pleito do dia 13 deste mês, quando foi escolhida a nova mesa diretora da Alema para o biênio 2025-2027 (20ª Legislatura), partiu de Hernando Macedo, filho de um rico empresário, que a procurou em seu próprio apartamento, mas que não obteve êxito na tentativa de evitar que ela apoiasse a atual presidente da Casa, deputada Iracema Vale, reeleita para continuar seu trabalho à frente da Casa do Povo.
“Quero contar com parceria da imprensa, que divulgou tanto meu nome ontem (20), para me ajudar a cobrar Ernane Macedo, filho de um empresário riquíssimo, que foi ao meu apartamento me fazer proposta para apoiar o deputado Othelino Neto e eu neguei. Eu o recebi achando que ele estava indo pagar o que me deve”, contou a parlamentar.
Ana do Gás, que está em seu terceiro mandato, disse fazer “uma política diferente, com dignidade”. “Não me vendendo e respeitando o povo maranhense. Meu único padrinho político é Jesus”, disse.
Ela frisou, ainda, que não se envergonha de ir à tribuna tratar do assunto por respeito ao povo do Maranhão, mas que lamenta a situação.
“Estou aqui me defendendo e a partir de agora assim será o meu comportamento, de me defender. Por isso que tem poucas mulheres em espaço de poder, porque a gente não suporta essa crueldade política”.

Rafael, com nomeação de Diego Carvalho, cumpre cota política e prestigia a resistência da oposição em Timon

 


Ao indicar Dalmo Diego Carvalho de Morais para o cargo de Diretor do Departamento de Iluminação Pública de Timon - um dos mais importantes órgãos na prestação de serviços públicos da administração municipal -, o prefeito eleito Rafael não efetiva somente um acordo e compromisso de campanha com um dos aliados mais importantes de sua vitória em 6 de outubro último, o Coronel Schnneyder, mas estabelece uma conexão com a verdadeira oposição, que ficou durante esses 12 anos debatendo no campo politico contra o regime Leitoa.

Dalmo Diego é um dos símbolos da resistência oposicionista e enquanto em seu derredor muitos sucumbiram e acocoraram aos cantos e encantos das gestões dos leitoas, ele permaneceu firme com seu empreendimento gerando emprego e renda, com o posto de lavagem Diego Center, no centro de Timon, dia-a-dia aguardando, inclusive o momento da união das oposições entorno de um nome que fosse capaz de vencer as eleições contra o poderio Leitoa.

Em 2020, apoiou o Coronel Schnneyder na disputa pela prefeitura e tornou seu aliado desde então e foi um dos que ajudou na compreensão e decisão difícil de o militar desistir de sua candidatura a prefeito e anunciar apoio ao Deputado Rafael.

Entre as qualidades de Diego está exatamente a fidelidade aos princípios políticos, e, sua indicação, além claro, ser da cota política que tem direito Schnneyder e seu grupo resistente que ele (Diego) representa muito essa oposição que passou 12 anos no sol e que foi perseguida pelas gestões, mas que nunca se calou ou deixou de trabalhar na reconstrução da cidade.

Diego Dalmo Carvalho de Morais é formado em administração e com certeza mostrará sua competência como gestor à frente de órgão de grande importância na gestão pública da cidade. 

19 de novembro de 2024

Obras de esgotamento sanitário avançam em dois bairros de Timon


Os avanços das obras de esgotamento sanitário seguem em ritmo acelarado na cidade de Timon. Nesta semana, os serviços continuam nos bairros Parque Piauí e Formosa. A concessionária divulga o cronograma de atividades para a implantação de rede coletora de esgoto até o dia 23 de novembro.


• Confira abaixo o cronograma completo da implantação de rede de esgoto ate dia 23/11:

Bairro Parque Piauí:

- Avenida Perimetral (com as ruas João Joca e Firmino Gonçalves Pedreira)

- Rua Vinte (Entre as ruas João Joca, Antônio Guimarães e Jamil de Miranda Gedeon)

- Rua Luís Pires de Sá (com as ruas 14 e 13, José Constância, Vitorino de Assunção, Manoel Viana, Antônio Rodrigues Machado, Maria Carlos da Silva e Henrique Pereira de Sousa)

- Rua Francisco Vitorino (com as ruas Marcos Batista, Luís Pires de Sá, Filomena Martins, Adão Berlamino e Avenida Teresina)

- Rua Manoel Viana (com Filomena Martins e Luís Pires de Sá)

- Rua Maria Carlos da Silva (com Filomena Martins e Luís Pires de Sá)

Bairro Formosa:

- Rua Santa Helena (com Av. Formosa e Francisco Firmino de Sousa)

- Rua do Norte (com rua Santa Helena e Antônio Nunes)

- Rua e Antônio Nunes (com rua B e rua do Norte)

- Rua José Firmino dos Santos (com rua do Norte e rua São Sebastião)

- Rua do São João (com rua do Norte e Av. Circular)

Responsabilidade social

Visita às obras

Diplomação dos eleitos em Timon será no dia 17 de dezembro


Está marcada para o dia 17 de dezembro deste ano, às 17hs, no Cineteatro da Ifma,  em Timon, a diplomação dos eleitos - prefeito Rafael e a vice-prefeita Professora Socorro,  21 vereadores e mais dois primeiros suplentes de cada partido com representatividade no pleito de 6 de outubro último.

A solenidade será presidida pelo Juiz Rogério Monteles, da 19° Zona Eleitoral de Timon, responsável pelo pleito deste ano.

De acordo com informações colhidas por este jornalista junto ao Fórum Eleitoral, autoridades no âmbito do município,  da justiça e do Ministério Público serão convidados para participarem e prestigiarem o evento, além de representantes da sociedade civil e a imprensa, para que o evento tenha ampla cobertura jornalística de veículos e mídias sociais. 

O local escolhido é bem amplo e um dos mais adequados para a solenidade,  pois além do espaço do Cineteatro possui área externa com grande pátio. 

Além do Prefeito eleito Deputado Rafael e a vice-prefeita Professora Socorro, serão diplomados os vereadores eleitos com representatividade na Câmara para o mandato de 2025/2028 e dois suplentes de cada partido. PDT: Márcio Sá, José Carlos Assunção e Felipe Andrade (vereadores eleitos), Vavá Schalcher e Diego do Gás (suplentes); PSB: Clara Ração, Marcos Moura e Thallis Monteiro (vereadores eleitos) Alynne Macedo e Edivar Ribeiro, (suplentes); UB, Thiago Carvalho, Ivan do Saborear e Lázaro Martins; (vereadores eleitos), Carlos Zangirolami e Celso Tacoani (suplentes); PSDB Amanda Pires e Uilma Resende (vereadores eleitos), Daniel Coimbra e Professora Vanda (suplentes); Avante: Da Luz Sete Estrelas e Coca do Matapasto (vereadores eleitos), Neto Peças e Katiucia Saldanha (suplentes); MDB: Ulisses Waquim, Lucas da Farmácia (vereadores eleitos); Francisco Torres e Jacy do Careca Bello (suplentes); PRTB: Pedro Augusto PA e Helder Kaik (vereadores eleitos) Irmão Francisco e Badu (suplentes); MOB: Chagas Cigarreiro e Juarez Morais (vereadores eleitos) Francisca Biu e Raimundo Bolota (suplentes); AGIR: Kaká do Frigosá (vereador eleito); Kelyane Gedeon e Jorge passos (suplentes); REP: Luís Barbosa (vereador eleito); Doutor Torquato e Vaqueiro Mucunan (suplentes).

Prestação de contas

A diplomação das candidatas e dos candidatos eleitos nas Eleições Municipais de 2024 garante a legitimidade dos futuros ocupantes dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Por meio da Resolução nº 23.677, de 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) define que apenas as candidatas e os candidatos com registro aprovado podem ser diplomados. Ou seja, o deferimento do registro de candidatura é um requisito essencial para a diplomação.  
O artigo 32 da resolução dispõe que candidatas e candidatos com registro indeferido, mesmo que estejam com recursos em fase de julgamento (sub judice) na Justiça Eleitoral, não poderão ser diplomados. 

Situação regular

A obrigatoriedade do deferimento do registro de candidatura pela Justiça Eleitoral para a pessoa ser diplomada assegura que todas as candidatas e todos os candidatos habilitados a tomar posse nos respectivos cargos estejam com a situação legal plenamente regularizada. A medida reforça a transparência, a lisura e a legitimidade do processo eleitoral

Rafael agradece pela vitória em culto de Ação de Graças na Igreja Assembleia de Deus


Na noite de ontem, segunda (18), o deputado Rafael, prefeito eleito de Timon, participou de um culto em Ação de Graças no Templo Central da Assembleia de Deus, em Timon. Acompanhado da esposa, Gisele Bezerra, da vice-prefeita, Socorro Waquim e parte do secretariado já anunciado, Rafael expressou gratidão a Deus e pela proteção ao longo da campanha. 


Ele ressaltou a importância da igreja no desenvolvimento social e espiritual da cidade. “A igreja evangélica tem um papel fundamental em Timon. Uma igreja organizada e forte é um grande apoio para o poder público”, disse.

Rafael também compartilhou a relevância da oração em sua trajetória eleitoral. “Sem orar, a gente não chega lá. Foram as preces e as orientações que nos deram força para enfrentar essa batalha”, declarou. 

Ao finalizar, ele reafirmou seu compromisso com Deus e com a cidade. “Queremos construir uma Timon mais justa, igualitária e tranquila, sempre em sintonia com Deus e com as necessidades da população”, concluiu Rafael.  


O culto em Ação de Graças, solicitado pela vice-prefeita eleita Socorro Waquim, foi acolhido e conduzido pelo pastor Euvaldo Sá, presidente da Assembleia de Deus Missão, Campo Timon.