Anuncio-01

Anuncio-02

Anuncio-03

15 de janeiro de 2025

Prefeito Sílvio Mendes assina convocação de 351 concursados para a saúde municipal

 


O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, oficializou a convocação de 351 candidatos aprovados no Concurso Público da Fundação Municipal de Saúde, na manhã desta quarta-feira (15), na sede do Palácio da Cidade.
A convocação foi acompanhada pelo Presidente da FMS, Charles da Silveira, e demais auxiliares da gestão municipal. O certame foi realizado em 2024 pelo Instituto Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) e, de acordo com o Prefeito, os profissionais deverão assumir tão logo a parte burocrática da convocação seja finalizada.
“A convocação dos concursados para a saúde municipal acontece com o objetivo de atender a população que precisa ser assistida. Saúde de qualidade é um direito dos teresinenses e vamos corrigir o que precisa ser corrigido. Por isso, estamos chamando estes concursados”, destacou o prefeito.
Foram chamados 129 médicos, 38 enfermeiros, 15 cirurgiões-dentistas, 101 técnicos em enfermagem, 13 técnicos em farmácia, 14 auxiliares de saúde bucal e 41 auxiliares de administração. Os profissionais serão lotados nas Unidades Básicas de Saúde para assistir o Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) da FMS.
Na solenidade, o presidente da FMS, Charles Silveira destacou o compromisso que o prefeito Silvio Mendes sempre teve com a Saúde de Teresina nas gestões anteriores. “Ao longo da história, o Silvio convocou milhares de servidores para o quadro da saúde. E essa gestão tem de sobrecomum com o Silvio o compromisso com o concurso público. Chamar 129 médicos é uma revolução que se pode fazer no atendimento da atenção básica em Teresina que está recebendo profissionais qualificados. A cidade registra um momento importante para a saúde e, com esse ato, teremos uma Saúde cada vez melhor.
A convocação dos 351 aprovados acontece menos de uma semana após a divulgação do Decreto nº 27.565, de 9 de janeiro de 2025, que dispõe sobre a decretação de emergência em saúde pública no município de Teresina. A ação foi tomada em face da grave situação constatada pela atual gestão, que constatou a precariedade de instalações hospitalares, o desabastecimento generalizado de medicamentos e insumos na FMS, além da ausência de contratos com prestadoras de serviços essenciais. A medida emergencial impediu a interrupção dos serviços essenciais aos teresinenses.
A expectativa da Prefeitura de Teresina é que, até o final do mês de janeiro, sejam convocados mais profissionais da área da saúde. A próxima chamada visa atender demandas da média e alta complexidade, tais como hospitais, maternidades, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). SEMCOM/THE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário