Em sessão extraordinária, que ocorreu na última sexta-feira, 10, a Câmara Municipal de Timon elegeu e definiu os nomes e as composições das nove Comissões Permanentes da Casa, que a partir de agora, e através de discussão entre seus membros, definirão os presidentes de relatores dos projetos e pautas que irão tramitar nas comissões.
As nove comissões, todas têm seu grau de importância, pois são definidas pelos assuntos que são encaminhados e estabelecem os ritos processuais para serem encaminhados ao plenário para apreciação e votação.
De acordo a Lei orgânica, na Câmara funcionará as Comissões Permanentes e Especiais. As Comissões Permanentes em razão da matéria de sua competência, caberá: realizar Audiências Públicas com entidades da Sociedade Civil; convocar os Secretários municipais ou Diretores equivalentes, para prestar informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições; receber petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões das autoridades ou entidades públicas; tomar o depoimento de qualquer autoridade ou cidadão; exercer, no âmbito de sua competência, a fiscalização dos atos do Executivo, do Legislativo e da Administração Indireta.
Já as Comissões Especiais, criadas por deliberação do Plenário, serão destinadas ao estudo de assuntos específicos e à representação da Câmara em congressos, solenidades ou outros atos públicos. Na formação das Comissões, assegurar-se-á, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participem da Câmara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário