Mesmo proibida de contratar pelo MP e TCE, Dinair vinha nomeando pessoas para cargos na prefeitura |
A prefeita vinha descumprindo recomendação do Ministério Público e do Tribunal de Contas que proibiam a gestora de contratar.
Menos de 24 horas pós-resultado da eleição, quando a prefeita Dinair Veloso saiu derrotada de sua pretensão de governar Timon por mais 4 anos, o diário oficial do município, da última segunda-feira, 07, saiu com a primeira lista com mais de 60 contratados - durante sua gestão e de forma irregular -, com nomes de demitidos pela gestora.
Ao contrário de como foram nomeados, obedecendo critérios de parentescos, quantidade de votos e indicações politicas, a lista não faz distinção e nela figuram irmão de ex-prefeito, irmãos de vereador e vereadora, assessor de vereador, radialistas e outros contratados foram exonerados de seus cargos e não receberão mais o mês de outubro de 2024.
O Ministério Público, inclusive, abriu denúncia e investigação, onde constatou que a prefeita Dinair Veloso havia contratado mais de 2 mil pessoas de forma irregular e inchando a folha de pagamento do município. Um dos motivos para essa quantidade de contratação, ultrapassando o limite prudencial da lei de responsabilidade fiscal, seria o projeto desmedido da prefeita em se reeleger, como no último domingo, 6, o resultado da urna foi a derrota da gestora, novas listas com demissões de servidores deverão ser publicadas até o dia 31 de dezembro quando finda o mandato da atual prefeita. Todos os remanescentes que não forem exonerados dos cargos até esse data, estão automaticamente desligados com a entrada do sucessor Deputado Rafael, a partir de primeiro de janeiro de 2025. A prefeita estava proibida de contratar, mesmo assim na lista existem pessoas contratadas este ano.
Irmãos de vereadores da base figuram na lista de demissão
Entre os que foram demitidos pela prefeita Dinair Veloso, uma curiosidade chamou à atenção das datas de admissões. A maioria foi contratada este ano, ou seja, mesmo advertida pelo Tribunal de Contas e pelo Ministério Público Estadual, a prefeita Dinair Veloso continuou contratando indevidamente, o que pode lhe custar um processo de improbidade administrativa e ela ficar inelegível.
Os irmãos do vereador Denisvaldo Gino - Coca do Matapasto, eleito pela base de Dinair Veloso para mais um mandato, aparecem na lista dos que foram contratados neste ano: Isvaldo Guia Gino de Sousa foi contratado pela prefeita Dinair no dia 03 de janeiro deste ano, enquanto que seu irmão Enesvaldo Gino de Sousa foi admitido em abril deste ano. Ambos recebiam salários de 2 mil reais.
O irmão da vereadora Da Luz do 7 Estrelas, que ontem, 09, da tribuna da Câmara de Timon comemorou sua reeleição afirmando que venceu com o número da perfeição o "7", também figura na lista dos demitidos pela prefeita Dinair Veloso. Antonio Honório de Sousa, contratado no inicio da gestão em 2021, foi exonerado do cargo. Entre suas atribuições, Honório assessorava a irmã na Câmara e era presidente da Associação dos Moradores do bairro Parque Alvorada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário