Jorge Lopes afirma que pessoas pesquisadas denunciaram a retirada de seu nome como pré-candidato a prefeito
Jorge Lopes mantém pré-candidatura e definirá convenção
O presidente da Federação PSDB/Cidadania, Jorge Lopes, garantiu há poucos instantes que segue firme na pré-candidatura a prefeito de Teresina, ao contrário do que foi divulgado na imprensa nos últimos dias. Ao responder questionamento por nós apresentado, o político disse que a pré-candidatura segue adiante.
Encaminhamos a ele o seguinte questionamento: "Segue a pré-candidatura?", ao que ele respondeu: "Em frente."
Lopes também questionou a lisura de uma pesquisa Datamax divulgada neste domingo e que coloca Fábio Novo (PT) na dianteira do processo. Segundo ele: "Essa pesquisa é furada, pois foi realizada após a confirmação da minha pré-candidatura a Prefeito pelo PSDB, onde pesquisadores na Região da Santa Maria da Codipi, foram instados por eleitores simpatizantes da minha candidatura e não souberam explicar a ausência do meu nome, portanto, pesquisa viciada in totum."
Lopes tem concedido entrevistas para assegurar posição no pleito que se avizinha
O político acrescentou ainda: "Deram azar, pois foram pesquisar com pré-candidato a vereador do PSDB 'Dudu do Povo', que chamou de imediato a atenção pela ausência do meu nome."
Violação do estatuto
Mais cedo, na tarde de domingo, Lopes informou que o presidente estadual do Cidadania, jornalista Mário Rogério, violou um dos artigos (art. 9o, incisos II, III, IV e V) do Estatuto da Federação Nacional ao declarar adesão ao pré-candidato a prefeito do PT.
Por conta da decisão considerada ilegal, ficam instáveis as candidaturas dos pré-candidatos a vereadores do Cidadania que não seguirem a decisão do projeto nacional do PSDB, que definiu candidatura própria nas 200 maiores cidades do país.
Como presidente da Federação PSDB/Cidadania, Lopes diz que segue no comando e busca exercer todos os direitos e deveres estatutários. "Por isso que temos a confiança do presidente nacional, Marcone Perillo, que hierarquicamente comanda a Federação Nacional", ressaltou.
Sobre possível coligação
Sobre decisão a respeito de aliança, Jorge Lopes disse que o colegiado da Federação PSDB/Cidadania de Teresina em momento algum foi convocado para decidir sobre aliança nas eleições deste ano. "Faremos isso somente no início desta semana, para que possamos participar da Convenção para escolha da chapa majoritária e proporcional ou aliança partidária."
Jorge Lopes destacou que o grupo está concluindo a oitiva com todos os pré-candidatos a vereadores do PSDB, que já se manifestaram à disputa. Segundo ele, somam 14 pleiteantes, com os 5 restantes sendo analisados entre os 4.800 filiados do PSDB em Teresina.
Definindo a data da convenção
Disse que vai aguardar aqueles que tenham perfil e interesse à disputa, que hoje totalizam 19 pleiteantes, pois as 11 vagas complementares serão destinadas aos pré-candidatos do Cidadania que seguem a orientação da definição Nacional, totalizando os 30 previsto na Lei Eleitoral.
"Desse modo, estaremos definindo a data da Convenção da Federação PSDB Cidadania, para escolha de pré-candidato a prefeito, a vice e a vereador ou para definir alianças partidária nesta segunda-feira, dia 8 de julho, após consultar o presidente do Diretório Municipal do PSDB, sob o comando do vereador Edson Melo." (TR)
Nenhum comentário:
Postar um comentário