A vereadora vem cobrando sempre em seus discursos para que seu projeto seja colocado na pauta de discursão e votação da Câmara, mas por ser secretária da mesa, responsável pela pauta, Da Luz se nega a colocá-lo.
As Câmaras Municipais dos mais de 5 mil municípios brasileiros, vez por outra, aprovam dias ou datas comemorativas que passam a fazer parte do calendário anual das cidades e da vida das pessoas ou dos segmentos homenageados com datas especiais, que é a forma ricamente de reconhecer algo da cultura, da música e até das necessidades físicas do corpo, como defendeu em 2005, o vereador de Esperantina, no Piauí, para que fosse aprovado o projeto que instituiu, naquela cidade, no dia 9 de maio, como o dia do "orgasmo", que virou inclusive tema de debate nacional, mas a data está estabelecida por lei municipal.
Em Timon, a vereadora Professora Vanda, vem desde o ano passado, tentando sem êxito, que a secretária da Mesa Diretora, vereadora Da Luz, coloque em pauta projeto de sua autoria para a criação do Dia da Empreendedora Timonense. Protocolado em março do ano passado, o projeto 019/2023, que institui esse dia importante para as mulheres timonense que trabalham nas mais diversas atividades, não é somente uma homenagem, mas um reconhecimento da luta e das necessidades de muitas mulheres que fazem de seus negócios e uma forma de ajudar na sobrevivência da família.
O projeto é simples e balizado em artigos que estabelecem o seguinte: Fica instituído, no município timonense, o “Dia da Empreendedora Timonense”, a ser comemorado anualmente no dia 19 de Novembro. O legislativo municipal realizará Sessão Solene nesse dia para homenagear as mulheres empreendedoras com representação no município. Segundo o projeto, cada vereador poderá uma mulher a ser homenageada.
Ainda segundo a justificativa da autora do projeto para a aprovação do projeto, a vereadora Professora Vanda diz que: A atividade empreendedora no Brasil tem sido crescente e com ela cresce também o protagonismo das mulheres frente a empreendimentos que contribuem para a participação mais efetiva da figura feminina no mercado de trabalho. Essa atuação das mulheres proporciona a abertura para novos desafios e novas formas de negócios, uma vez que elas contribuem não apenas para o próprio desenvolvimento, mas emponderam outras mulheres e investem na educação da família, propiciando o crescimento de outros indivíduos. Isso mostra o poder do empreendedorismo feminino para o mercado financeiro. De acordo com o Sebrae, são mais de 7 milhões de mulheres que lideram o próprio negócio. Esse número aponta para as características das mulheres no mercado de trabalho como um todo, pois elas são dedicadas, inovadoras, comprometidas e persistentes onde quer que atuem.
Assim, celebrar o empreendedorismo feminino é também celebrar a força da mulher que não teme o novo, que dedica-se a inovar e faz bem feito. Nesse sentido, com o objetivo de celebrar as mulheres empreendedoras que se destacam em suas áreas, gerando resultados e impactando positivamente a sociedade timonense, propõe-se a instituição do Dia da Empreendedora Timonense como forma de celebrar e, sobremaneira, valorizar essas mulheres que contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade. Ademais, para além da celebração, é uma forma de estimular o aumento da participação das mulheres no desenvolvimento comercial da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário