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9 de maio de 2024

Modelo Operacional da Águas de Timon reduziu para 31% as perdas de água do município

 


Timon, 9 de maio de 2024 – Combater as perdas de água tratada é um dos compromissos da Águas de Timon, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município maranhense. Atuando desde 2015 na cidade, a empresa tem conquistado resultados importantes, como a redução de perdas hídricas, que saiu de 70% para 31%. O dado ganha mais notoriedade ao ser comparado com recente estudo do Trata Brasil, através do Ranking do Saneamento 2024, que aponta a média nacional de perdas de água em 37,78%. Ou seja, no que se refere à água que ainda é desperdiçada, até chegar as residências dos brasileiros, Timon segue abaixo da média do país.

O resultado alcançado até o momento reforça o modelo operacional adotado pela Aegea, holding da qual a Águas de Timon faz parte. A empresa tem realizado um planejamento constante de ações e aumento da eficiência operacional no gerenciamento dos recursos hídricos, com a missão de alcançar índices diferenciados de perdas no sistema de distribuição.

“No início da concessão, a realidade era outra. Vivíamos em um cenário com falta de água constante, irregularidades diversas e infraestrutura insuficiente para atendimento da população. Após o início da operação da concessão, foram feitos investimentos robustos que permitiram o alcance da universalização do abastecimento culminando com a entrega da ETA Parnaíba”, relembra Guilherme Coelli, gerente de Operações da Águas de Timon.

Dentre as ações que foram desenvolvidas, estão o combate direto a ligações clandestinas (fraudes), instalação de hidrômetros para adequação de medição do consumo dos clientes, usos de tecnologias como o geofonamento, substituição de redes antigas por novas, descargas preventivas, monitoramento em tempo real de pressão e do sistema de abastecimento, bem como reparos emergenciais dos vazamentos visíveis e não visíveis.

Esse trabalho de redução do índice de perdas engloba ainda o apoio da população em ações conjuntas de conscientização, tais como o combate do desperdício de água, com fiscalização ativa e consumo consciente por parte dos usuários. Toda essa movimentação realizada pela empresa garante a regularidade no fornecimento de água da cidade, como destaca a moradora do bairro Parque Alvorada Marlene Moreira. “Antes, ter acesso à água era muito difícil. Por um bom tempo, mesmo com água já encanada, ainda faltava bastante. Essa situação só mudou de verdade quando a Águas de Timon chegou aqui na cidade. Ficou mais fácil ter água na nossa torneira. Hoje, não tenho mais problemas dom falta de água todo dia, pois agora tem e é boa e de qualidade”, conclui a moradora.

“A Águas de Timon segue contribuindo para a busca do cenário almejado pelo Marco Legal do Saneamento, que tem como meta prevista de que 99% da população seja abastecida com água potável até 2033, entendendo que o combate às perdas é imprescindível para o acesso pleno do recurso a todos”, pontua Jacy Prado, presidente da Águas de Timon.

Fonte de informação/Águas de Timon.

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