Anuncio-01

Anuncio-02

Anuncio-03

1 de março de 2024

Edilazio Junior participa da inauguração do cineteatro do IFMA Campus Timon


Em 2021, Edilazio Júnior assegurou emenda parlamentar para reforma do auditório do IFMA, hoje transformado em Cineteatro.

O ex-deputado federal e atual assessor da presidência da Petrobrás Edilazio Junior participa hoje, em Timon, logo mais às 17hs, da programação de inauguração do Cineteatro Raimunda de Carvalho Sousa (Profa. Mundoca) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), no Campus Timon.  Edilazio é autor da emenda que destinou recursos para a reforma do antigo auditório da entidade, hoje transformado em Cineteatro. Antes deixar o cargo de deputado, Edilazio Junior deixou assegurado parte dos recursos para a reforma.

Para o diretor-geral do Campus Timon-MA, Rommel de Sousa Neves, “esse projeto é piloto no Brasil e a intenção do MEC é expandir para outras unidades da rede federal. O antigo auditório estava fechado desde 2018, devido a problemas estruturais. A ideia de transformar em um cineteatro foi a possibilidade de dar condições aos mais carentes de ter acesso a programações culturais sem custo, pois a maioria da população do Maranhão é de baixa renda e não consegue frequentar espaços como cinema e nem teatro. Esse projeto foi apresentado para a SETEC – MEC e logo eu fui convidado a participar de uma mesa no evento “Diálogos da Educação Profissional e Tecnológica”, realizado de 25 a 27 de outubro de 2023, no Auditório do Anexo do Ministério da Educação, em Brasília/DF.” – ressaltou o diretor-geral.

Ainda segundo o diretor-geral, a obra teve orçamento estimado de 1 milhão e 64 mil reais e os recursos investidos na reforma foram efetivados por meio de emendas parlamentares dos deputados federais Cleber Verde e Edilazio Junior.

Para o gerente de relacionamento na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Álvaro Malaguti, “O Instituto Federal do Maranhão está saindo na frente com essa iniciativa, que é muito importante se a gente considera que o parque brasileiro exibidor é muito pequeno, então sem dúvidas é uma iniciativa que pode contribuir para a ampliação do acesso à produção audiovisual brasileira, mas sobretudo maranhense para que mais pessoas conheçam essa produção, contribuir também para a formação de público, então é algo muito positivo e o Brasil está precisando.” – destacou o gerente de relacionamento.

A servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Sâmia Oliveira, e, também, produtora audiovisual, contribuiu para a criação da programação do evento. Para Sâmia “a programação foi pensada no que a comunidade precisa, e nós entendemos que no Maranhão há uma carência muito grande em relação a artes e tentamos englobar a música, o teatro, cinema e as vertentes artísticas. Esse espaço é a porta de abertura para a continuidade futura desse trabalho nos outros Campi” – concluiu a servidora.
Com informações do site do IFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário