Anuncio-01

Anuncio-02

Anuncio-03

28 de março de 2024

Deputada Janaina entrega obras de bloqueteamento da Rua da Paz, no Parque das Palmeiras, em Imperatriz

 


Ação tem recurso destinado pela parlamentar e execução do Governo do Estado e Prefeitura de Imperatriz

A deputada estadual Janaina realizou na tarde desta quarta-feira, 27 de março, a entrega do bloqueteamento da Rua da Paz, no Parque das Palmeiras, em Imperatriz. Obra tem recurso destinado pela parlamentar e execução do Governo do Estado e Prefeitura de Imperatriz. 

A rua fundada em 1994, pela líder comunitária Luzia Mary, que ao longo desses 30 anos tem buscado melhorias e a tão sonhada pavimentação.


“Hoje o sonho da nossa comunidade se tornou uma realidade, por meio de recurso destinado por nossa deputada Janaina. Só na Rua da Paz, somos 71 famílias  beneficiadas com essa importante obra de infraestrutura”, afirmou a líder comunitária e secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Luzia Mary. 

Obra garante acesso ao Parque Amazonas, Vila Redenção e à Av. Pedro Neiva de Santana, trazendo mobilidade, esperança e qualidade de vida para essa comunidade, que aguardou 3 décadas por esse momento.


Janaina informa que esta obra integra a emenda de R$700 mil, que engloba ações em outras vias. “Com este recurso também contemplamos a Rua Circular I, Rua da Saudade, Rua Antônio de Miranda (Vila Redenção) e Rua da Paz (Parque das Palmeiras). Em breve, mais ruas teremos mais vias contempladas e mais ações para melhorias em nossa cidade”, finaliza Janaina.

O vice-prefeito Alcemir Costa; o representante da Agemsul, João Menezes; o secretário de infraestrutura, Ítalo Ramos e demais secretários municipais e líderes comunitários de Imperatriz e região participaram da entrega da obra. Da assessoria parlamentar.

27 de março de 2024

Assembleia Legislativa aprova projeto que autoriza o Executivo a contratar operação de crédito

 Matéria foi encaminhada à sanção do governador Carlos Brandão; operação de crédito será contraída junto ao Banco do Brasil

Agência Assembleia

Foto/Biaman Prado


Assembleia Legislativa aprovou PL nº 152/2024, que autoriza o Governo do Estado a contratar operação de crédito

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (26), o Projeto de Lei nº 152/2024, do Poder Executivo, que autoriza o Governo do Estado a contratar operação de crédito, com a garantia da União, no valor de R$ 1. 995.203.776,59 (um bilhão, novecentos e noventa e cinco milhões, duzentos e três, setecentos e setenta e seis reais e cinquenta e nove centavos).

A matéria foi encaminhada pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), à sanção do governador Carlos Brandão (PSB).

O projeto obteve votos a favor de 34 parlamentares, com votos contrários dos deputados Fernando Braide (PSD), Othelino Neto (PCdoB) e Wellington do Curso (Novo). Yglésio Moyses (PSB) se absteve.

Justificativa

Na Mensagem Governamental nº 15/2024 de encaminhamento da matéria à Assembleia, o governador Carlos Brandão esclarece que a operação de crédito será contraída junto ao Banco do Brasil S.A e que os recursos serão destinados a obras de infraestrutura.

“A obtenção dessa operação de crédito conta com a garantia da União e será de fundamental importância para alcançar os objetivos de promover a manutenção do equilíbrio fiscal, assegurar transparência e controle social, bem como reforçar o equilíbrio das contas públicas. Esse processo resultará no fortalecimento dos investimentos em políticas públicas voltadas para a promoção do bem estar social”, justifica o governador.

Henrique Junior e Fidel Castro doam peixes em bairros carentes de Timon


Uma ação chamada de "Semana Solidária", coordenado pelo gabinete do Deputado Federal Henrique Junior, está levando à mesa dos timonense que mais precisa o pescado, que nesse período da semana é o alimento cultural e tradicional, mas também desviarem as necessidades iminentes dos mais necessitados.

Acompanhado do pré-candidato a vereador Fidel Castro, o deputado e pré-candidato a prefeito de Timon percorreu a Vila do Bec e o Campo do Poeirão, dois dos locais indicados pelo suplente de vereador para distribuição do peixe.

De acordo com Fidel, em conversa com esse jornalista, é tradição sempre na semana santa fazer esse distribuição de peixe e outros produtos, para mantém esse ritual religioso, mas também para garantir às famílias carentes uma refeição mais que saudável e nutritiva, disse.

Henrique Junior, por usa vez, disse que mantém uma tradição de anos cultivados pela religião dentro de sua família e com as famílias timonenses, e que agora, como deputado federal estende ainda mais a linha de alcance dos beneficiados com o "peixe da semana santa".

Uilma Resende pede ao MP para que a prefeita interdite Mercado do Peixe de Timon


Após ouvir a população e até permissionários do mercado do Peixe, de Timon, que reclamavam da situação degradante do local e postar vídeo mostrando in loco o descaso da gestão municipal, o vereador Uilma Resende, líder da bancada oposicionista, decidiu protocolar junto ao Ministério Público, comarcas de Timon, pedido para que o órgão intervenha junto à gestão municipal interdite ou lacre o mercado. 

"Protocolei, no MPMA , um pedido URGENTE para o Mercado do Peixe, no bairro Guarita, seja lacrado pela Prefeita Dinair Veloso", diz o vereador em vídeo na rede social.

"Para variar, o local é mais um importante serviço abandonado pela prefeitura. Insalubre, com esgoto à mostra, telhado incompleto, o Mercado do Peixe se tornou um espaço desumano para aqueles que buscam o sustento de suas famílias", fala Uilma.

"Solicitamos que o local seja lacrado e a prefeita Dinair Veloso disponibilize, além da reforma, um espaço para que estas famílias que trabalham lá, possam continuar na lida diária da venda de pescados", finaliza o vereador.


Bancada de oposição quer CPI para apurar situação financeira do IPMT de Timon

 


A oposição tem 7 votos necessários para o pedido de CPI, que terá quer ir a plenário para ser aprovada, onde o governo tem 14 votos.

Os vereadores da base de oposição protocolaram requerimento que pede à Mesa Diretora da Câmara abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a situação financeira do Instituto de Previdência Municipal de Timon - IPMT.


Em vídeo com a presença de vereadores, a vice-líder de oposição Alynne Macedo apresentou as justificativas para abertura da comissão.

Segundo ela, a projeto do executivo aprovado na Câmara sobre a proposta de retirada dos recursos do Fundeb para "cobrir um rombo no Ipmt" já justificam o pedido de CPI, levando se em conta que existe um desequilíbrio financeiro do órgão, que segundo a vereadora, até a gestão passada, o órgão tinha em caixa 28 milhões e agora está em situação financeira difícil, justifica a vereadora.

Para o pedido de CPI são necessárias sete assinaturas e apesar de na imagem do vídeo aparecerem somente cinco vereadores, a oposição conta com os votos os sete votos. Mas para ser aprovada, o requerimento tem que ser aprovado pela maioria. A bancada governista tem 14 votos, portanto, a abertura da CPI não será aprovada.

Questionamentos de vereador da base

Vereador da base governista ao ser ouvido pelo blog sobre o pedido de instalação da CPI pela oposição, preferiu não se identificar, mas questionou: É como pode o devedor fazer CPI contra o credor? Faz a pergunta… porque que ele não respondeu se está devendo a parte empregado? E se ele foi denunciado no MP? Por não ter pago INSS, imposto de renda e empregado do IPMT? 

26 de março de 2024

Águas de Timon divulga relatório que atesta qualidade da água

No mês em que se celebra o Dia Mundial da Água, 22 de março, os timonenses recebem o Relatório de Qualidade de Água 2023 que é resultado de todo monitoramento da água distribuída em Timon. Esse trabalho é realizado 24 horas por equipes capacitadas das Águas de Timon, que segue um rigor permanente para atender aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Por meio do relatório, que é divulgado anualmente, o cliente fica por dentro de todos os padrões rigorosos de segurança e qualidade que a água, fornecida pela concessionária, atende. O documento traz também informações sobre os processos de tratamento e análise realizados regularmente.

“o Relatório Anual de Qualidade da Água não apenas destaca os resultados dos testes e análises realizados ao longo do ano, mas também reconhece os esforços da concessionária em garantir uma água de qualidade, mostrando que por trás desse serviço essencial há um trabalho meticuloso e dedicado, desde a captação na Estação de Tratamento de Água até o hidrômetro do imóvel do timonense”, destaca o diretor executivo da Águas de Timon Renee Chaveiro.

O gestor reforça que, além da captação convencional no rio, o abastecimento de Timon conta com o apoio de 63 poços tubulares profundos e que todas as coletas realizadas nesses locais são feitas em laboratórios próprio e terceiro, atendendo aos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Entregas e melhorias para o saneamento

A Águas de Timon investe constantemente no monitoramento da água da cidade por meio dos Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) da água. No último ano, a empresa ampliou para 45 o número de equipamentos instalados de forma estratégica com o objetivo de coletar amostras e analisá-las periodicamente. A concessionária realizou um trabalho de higienização de reservatórios, além de limpeza na rede com um equipamento chamado PIG, que escova as paredes internas da tubulação. Todas essas ações contribuem para que a água chegue às residências com potabilidade garantida, conforme as exigências do Ministério da Saúde.

Além dos constantes investimentos em água, a concessionária potencializa o avanço do saneamento da cidade por meio da ampliação da rede de esgotamento sanitário. Além dos 130 km de rede implantados e recuperados, a empresa atuou na construção de elevatórias de esgoto e na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Flores. A ação permitiu a elevação dos índices de cobertura da rede de coleta e tratamento de esgoto de 3% para 40%, já em 2024, proporcionando mais saúde e qualidade de vida para todos os timonenses.

Clique aqui para ver o relatório

Fonte/Águas de Timon.


Neto Peças reclama do governo estadual e da falta de ação na MA-040


 O vereador Neto Peças, usou a tribuna da Câmara Municipal de Timon nesta segunda-feira, 25, para criticar o governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, e o deputado estadual Rafael.

De acordo com o parlamentar, tanto ele como os demais vereadores da base de apoio à prefeita Dinair, assim como a própria gestora timonense reivindicaram inúmeras vezes ao governador que fossem feitas melhoria na MA-040, estrada que liga Timon a Matões e que está em situação intrafegável. Mas que nenhum dos pedidos foi atendido.

Neto Peças destacou que por conta falta de ação do governo do Estado, a própria prefeita Dinair, com recursos do município, fez a recuperação do trecho urbano da MA-040 em Timon, até a entrada do conjunto Miguel Arrais, pois a população já não aguentava mais a buraqueira.

O parlamentar criticou ainda o deputado  estadual Rafael, “quando o mesmo  fala  que o governador  está fazendo  um gesto  pra Timon  quando na verdade  é um dever  dele até porque  logo no início  do ano  aumentou  os impostos, e taxas  de serviço”, destacou. Do blogdoeduardorego.

Projeto de poder e de reeleição de Dinair vai custar mais de 2 bilhões aos cofres

Nos últimos quatros anos a gestão de Dinair Veloso gastou e executou mais de 2 bilhões de reais em seu projeto de poder e de reeleição para um segundo mandato na Prefeitura de Timon.

Em 2024, ano eleitoral, as previsões de receitas e despesas ainda são maiores que os anos anteriores 


Mesmo não fazendo o básico, é muito dinheiro aplicado nesse malfadado projeto de poder.
Parte desse dinheiro foi investido na política. A política de compra de votos - como relata o Ministério Público em suas considerações ao advertir Dinair Veloso as recomendações de exoneração dos cargos parentes dos vereadores contratados pela prefeita após os anúncios de apoios e adesão de vereadores. Muitos dos parentes dos vereadores foram nomeados para cargos e altos salários pagos com a folha de pagamento, que deveria ser exclusividade de quem trabalha, dar o duro, para ter dinheiro na conta todos os meses.

A bancada da Câmara, por exemplo, eleita em 2020, alternou com a ida e vinda de vereadores, que hoje formam base sólida com maioria absoluta de 14 das 21 cadeiras. 

Ministério público adverte sobre a compra de apoios e uso do dinheiro público 

Muitos desses tiveram que fazer acordo com condicionantes do apoio em troca muitos cargos e muito dinheiro na gestão, na folha de pagamento, nos privilégios e nas benesses.
Denunciamos aqui casos como o do vereador Jorge Passos, eleito pela oposição, mas que em janeiro de 2023 aderiu ao grupo político da prefeita. Um mês depois, em fevereiro, recebiam na folha de pagamento da gestão de Dinair Veloso, a mãe, a esposa, primos e outros parentes do vereador, que agora, segundo propõe o MP, deverão devolver os recursos recebidos ilegalmente.

Outro caso do uso do apoio político entranhado na folha e no gasto do dinheiro público é o do suplente no exercício do cargo Vavá, o sobrenome Schalcher, segundo o MP, vem recebendo bons salários em nome da mãe, da cunhada, da esposa e dos irmãos do suplente do PDT. Um acinte.

Além de todo esse custo para a "construção" de uma base sólida na Câmara, com a compra de apoio político através da folha de pagamento e contratação de parentes de vereadores, o custo com a propaganda subiu mais de 100 por cento no governo Dinair Veloso.

Até o ano de 2020, o seu sobrinho Luciano Leitoa tinha 5 milhões para gastar com propaganda, denuncia o vereador e líder da oposição Uilma Resende que esse custo de despesas com propaganda é de 10 milhões de reais. Dinheiro que sai direto do bolso do contribuinte para pagar portais, blogs, tvs e rádios para melhorar a performance eleitoral e dar uma maquiagem nas ações do governo.

População de Timon sem ônibus 

O transporte coletivo em Timon, que é de responsabilidade da prefeita, que além de gestora da cidade e presidenta do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana, criado em 2016 pelos prefeitos Luciano Leitoa e Firmino Filho para o gerenciamento das ações do transporte de passageiros. Em 2019, a empresa Dois Irmãos decretou falência piorando o sistema. No ano passado, a Timon City abandonou o sistema e uma população de mais de 60 mil pessoas vive sem transporte público em Timon. O Cimu, desde sua criação, é um cabide de empregos que consome milhões de reais e não soluciona a falta de transporte na cidade.

Fora esses gastos políticos, a prefeita decidiu, investir em obras eleitoreiros, em detrimento das questões de extrema necessidade como comida, emprego e geração de renda para os milhares de desempregados e os que passam fome em Timon, por exemplo.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE, em informação atualizada em 2024, de uma população de 174 mil habitantes 74 mil são beneficiários e vivem na dependência de programas sociais, como o Bolsa Família, do Governo Federal, para sobreviverem, e, esse número vem aumentando sempre a cada gestão municipal nos últimos 12 anos.

Mas esse dado ainda será divulgada em texto mais apurado por este jornalista.
Uma lástima!

25 de março de 2024

Águas de Timon segue com obras no Bairro Parque Piauí

 


A Águas de Timon segue com obras de implantação de rede de esgoto, de 25 a 28 de março, no bairro Parque Piauí. Com o objetivo de ampliar o indicador de saneamento básico e levar mais saúde e qualidade de vida para mais pessoas, a concessionária continua com os investimentos para ampliar o número de ligações. Atualmente, 40% da zona urbana já possui infraestrutura de esgotamento sanitário disponível para a conexão dos imóveis, o que corresponde a mais 20 bairros beneficiados com o serviço que traz desenvolvimento para toda a cidade.

Guilherme Coeli, gerente de operações da Águas de Timon destaca os benefícios desse serviço e alerta aos moradores sobre a importância de também se conectarem. “Seguimos com as obras de esgotamento sanitário buscando o desenvolvimento de Timon, com a coleta e tratamento de esgoto adequado. Essa é uma nova fase que amplia e promove o desenvolvimento a nossa cidade. Para além disso, o timonense deve realizar a conexão dos seus imóveis à rede que a empresa instalou na rua, para retirada de esgoto a céu aberto, valorização imobiliária e redução das doenças’, destaca o gerente.

Conexão

Após as obras de implantação de rede de esgoto da Águas de Timon, a concessionária orienta que o cliente contrate mão de obra especializada para realizar as adaptações necessárias dentro do imóvel, favorecendo assim a conexão à rede de esgoto instalada na rua. Desta forma, o cliente evita que os resíduos de esgoto sejam descartados a céu aberto, garantindo uma cidade mais limpa e com mais saúde para sua família.

“Por meio do projeto Mãos e Obras que realizamos ano passado, 33 timonenses foram capacitados para contribuir com o serviço de ligação intradomiciliar no município e garantir, ainda, uma renda extra no orçamento”, destaca o diretor presidente da Águas de Timon, Jacy Prado. A lista com nome e contato dos profissionais capacitados está disponível na sede do SINE Maranhão ou no site da concessionária www.aguasdetimon.com.br.

Cronograma de Obras – 25 de março a 28 de março

• Rua Henrique Pereira de Souza

• Rua Maria Carlos da Silva

• Rua Antônio Rodrigues Machado

• Rua Manoel Viana

Visita agentes socioambientais

• Bairro Parque Piauí

Visita Social

• Obras no Parque Piauí

Fonte/Águas de Timon.

Vereador Pedro Augusto PA anuncia filiação no PRTB

Pedro Augusto PA ao lado da presidente do PRTB Lorena Bringel.

O vereador timonense Pedro Augusto PA anunciando que este ano vai concorrer a reeleição pelo Partido da Renovação Trabalhista Brasileiro -PRTB.P

Eleito em 2020 pelo PL com exatos 1.276 votos, PA mudou de partido devido atual conjuntura política e que seu antigo partido não está entre os que formam base política de apoio à reeleição da prefeita Dinair Veloso.

Um dos mais atuantes no parlamento timonense, Pedro Augusto tem defendido propostas e ações para Timon, além de contribuir para fortalecimento e crescimento da cidade sempre em busca de recursos, através de emendas da Deputada Federal Amanda Gentil, que já destinou 1 milhão e 600 mil para investimentos em Timon.

Revista eletrônica do blogdoribinha - Fatos e fotos que marcaram a semana


Mary da pescaria

De tanto circular na política, por apoios, todos em eleições e a candidatos diferentes, a presidente eterna da Colônia de Pescadores de Timon deverá mudar seu nome, de Mary da Pesca, para Maria da Pescaria. 

Agora, Mary, que enumerou partidos e candidatos, anuncia que vai apoiar o Deputado Rafael para prefeito de Timon e será pré-candidata a vereadora. Na foto a atual presidente da Colônia Ana Vitória Gamosa.

Eita piula!


Eduardo Santos no MDB

O professor Eduardo Santos está de volta ao MDB, onde já foi presidente jovem e indicado pelo partido para assumir a coordenadoria da Juventude nos governos da ex-prefeita Socorro Waquim.

Ele é pré-candidato a vereador pelo partido.

Fora do PSD

O vereador Ulysses Waquim deverá deixar o PSD e migrar para um dos partidos que estão na base de apoio do Deputado Rafael. O caminho do estudante de medicina é o PP ou MDB, que tem no comando e na técnica de formação das chapas proporcionais sua mãe e seu pai, respectivamente.


Outra Waquim

Lícia Waquim, pré-candidata a prefeita de Caxias, que nas horas vagas trabalha como adjunta na secretaria do Rubão, em SLZ, disse que seu prato preferido quando está em Brasília não está no cardápio dos restaurantes da capital federal, que são gostosos e muitos caros. Ela prefere aventurar-se na macarronada da Deputada Federal Roseana Sarney, que vem dando aula nas redes sociais de sua especialidade na cozinha.

Foi pega pelo estômago! 


Profissão repórter!

A difícil tarefa de um repórter com mais de 35 anos de profissão está à prova sempre que temos que participar de solenidades especiais como a da visita do governador Carlos Brandão, por exemplo, no último sábado. O metro quadrado ocupado pela autoridade tem ´pouco espaço para quem exerce a profissão devido a grande quantidade dos chamados influencer.

As assessorias e os seguranças, agora em tempo modernos, trabalham pesado e dobrado para garantir o espaço pra todos.

É isso.

Suplentes querem migrar

Uma lista com 16 nomes na composição de um partido politico em Timon para formação da chapa proporcional poderá migrar do apoio de um pré-candidato a prefeito para outro ainda esta semana, que antecede o prazo de filiações.

Não é nada, não é nada mesmo, esse grupo poderá contribuir muito nos números e votos para eleger o próximo prefeito. Afinal, em 2020, foram somente 375 votos de diferença e o placar deste ano parece que não será diferente.

Atentai bem!


Estadia demorada

O governador Carlos Brandão parece estar mesmo disposto a alavancar a pré-candidatura do Deputado Rafael, seu pupilo e indicado ´para a disputa pela prefeitura.

Em sua estadia em Timon, o governador quebrou todos os protocolos feitos por sua assessoria e permaneceu por mais tempo que devia na cidade.

Ele fazia questão de falar do nome do seu indicado em todos as salas que esteve na Colégio Militar Tiradentes.

Sinal de respeito

O locutor oficial do governador chamou por várias vezes a prefeita Dinair Veloso para compor a solenidade de entrega e anúncio de obras feitas pelo governador no último sábado.

Dinair nem foi e não mandou representante. 

Um sinal de desrespeito!

Afinal de contas, as obras são pro município e não para ela!


De onde vem o dinheiro

Não chamem para a mesma mesa o presidente do IPMT Lázaro Martins e o líder de oposição Uilma Resende.

Os dois divergem sobre a projeto do governo de onde vem e pra onde vai os os milhões do dinheiro do Fundeb.

É Rafael... é Rafael!

A claque que se postou na solenidade com o governador Carlos Brandão, em Timon, no último sábado, ovacionava o nome da ex-prefeita Socorro sempre que era citado pelo governador. 

De duas uma, ou o Deputado da fraco de claque ou os Socorristas estão esquecendo que é o cabeça de chapa.

Tudo calculado!

Suplentes de novo?

Agora que não tem mais um partido para "chamar de seu" depois que perdeu o comando do PMB em Timon, José Carlos Assunção, suplente de vereador e secretário de Meio Ambiente, vai se filiar no PDT.

Tirou o sono e o sonho dos suplentes Vavá Schalcher e Alexandre da Comunidade, que queriam sair, no partido da condição, de suplente em seguidas disputas.

Lembrar também que o suplente zangadão, na eleição passada, amargou a suplência.

Mas nessa eleição ele acumulou muita "bala" na agulha.

Filado no MDB

O secretário geral do MDB Cláudio Roberto, não informando que Ulysses Waquim também retornou ao MDB. 



24 de março de 2024

Schnneyder e Edilázio dão o tom de como o PSD vai atuar na disputa deste ano em Timon

 


Fotos/Dan Braga

O "time do Schnneyder - que nas eleições de 2020 por pouco não venceu a disputa pela Prefeitura de Timon -, aguardou mais de duas horas, ontem (23) à noite, pelo o início do evento e para ouvir as falas dos membros do diretório do novo PSD, dos pré-candidatos a vereadores, do presidente estadual do partido Edilázio Junior e de Schnneyder, pré-candidato a prefeito de Timon. Por conta de uma pane no sistema elétrico na Supremas Eventos, o ato de filiação atrasou, deixou tudo escuro e transformou o auditório numa sauna de tanto calor, mas ninguém arredou o pé antes de ouvir as propostas do "time".



Embalado pelos discursos de três ex-vereadores experientes: Thales Martins, Doutor Tuá e Marco Lago, todas às falas do demais foram para uma composição de união da chapa proporcional em busca de fazer três possíveis cadeiras na Câmara de Timon e a vitória do pré-candidato a prefeito. Marco Lago, empresário do ramo educacional e parlamentar atuante de 2013 a 2016, disse que estava de volta à política, mais experiente, de cabelos brancos, mas com o objetivo ainda maior de colocar com Schnneyder a cidade no lugar de destaque que ela sempre mereceu, mas que aos longos dos anos foi negligenciada pelas gestões.


Doris Schnneyder, escolhida para ser a presidente do diretório municipal conclamou as mulheres presentes em maioria para que elas se filiam ao partido para a formação da vertente partidária das mulheres, para que juntos lutem pelos direitos de todas.


O pré-candidato a prefeito Schnneyder falou das dificuldades que deve enfrentar, ainda mais difíceis, que as da disputa passada quando sofreu perseguições e outros tipos de artifícios para que ele não entrassem naquela disputa e enumerou que, agora vamos enfrentar uma estratégia diferente com dois nomes da mesma família numa disputa pela permanência no poder, mas diante do aconteceu no recinto com a resistência e resiliência do "time de Schnneyder" todos poderiam confiar no seu trabalho. Schnneyder destacou que todas às honras daquele momento deveriam ser do ex-deputado Edilázio Junior, que mostrou seu desprendimento político e colocou o PSD, um partido grande e forte no comando para comandar sua pré-candidatura.


Edilázio Junior, ex-deputado federal e atual assessor da presidência da Petrobrás, em Brasil, lembrou que no passado quando deixou que seu partido fosse para outro lado acabou cometendo um erro, assim com se penitenciou de sua eleição passada, a mais fácil de todas as disputas que enfrentou vitoriosas, e que não renovou o mandato de deputado. Edilázio reafirmou seu compromisso, como Schnneyder e com Timon afirmando que comunicou ao PSD nacional que entre todos os municípios que o partido vai estar na disputa, São Luís, Imperatriz e Timon são prioridades e que envidará todo seu esforço pessoal e partidário para que o PSD consiga a vitória.

  

23 de março de 2024

Governador acha que ainda é possível junção com todos seus aliados em Timon

 


Carlos Brandão entende que nessa fase não foi possível essa aliança com todos, mas já viu muita gente desistir após o registro de candidaturas.

Respondendo à pergunta elaborada por este jornalista, em entrevista coletiva, hoje, 23, em Timon, por ocasião de sua visita, entrega de obras e assinatura de serviços para execução de novos projetos na cidade, o governador Carlos Brandão disse acreditar ainda ser possível uma aliança com todos os seus aliados políticos na cidade, inclusive, com o Coronel Schnneyder.

O Coronel Schnneyder manteve-se como pré-candidato a prefeito mesmo depois de Brandão ter anunciado ao grupo ser o Deputado Rafael seu candidato preferido em Timon para disputar a prefeitura de Timon.

Para o governador, nessa fase não foi possível uma aliança com todos e que Schnneyder não é seu adversário e nem do Deputado Rafael, pois ele acredita que exista uma disputa, mas que Schnneyder é seu amigo, que como muitos outros tem um sonho e um desejo político.

O governador disse que em 2020 esteve em Timon com o Schnneyder e em 2022 ele lhe apoiou para governador e que nessa fase todos são pré-candidatos, mas que já viu muito candidato desistir após o registro de candidaturas.

22 de março de 2024

Em Timon hoje, Amanda Gentil doa cestas e garante mais recursos para a saúde dos timonenses



As cestas foram entregues pela parlamentar, Fábio Gentil (seu pai) e pelo vereador hoje à tarde no Ginásio Augusto Batista, no centro de Timon.

O Projeto "Amor e Gentileza", que tem como protagonista e autora a deputada federal caxiense Amanda Gentil, desembarcou em Timon, hoje, 22, para atender pedido e solicitação do vereador Pedro Augusto PA, que também tem o protagonismo no apoio à parlamentar em Timon, onde ela obteve 4 mil e 219 votos e vem retribuindo da melhor forma essa votação, sempre anunciando benefícios e ações através do parlamentar timonense.


O projeto irá percorrer municípios maranhenses, e Timon, foi o primeiro contemplado, antes mesmo de Caxias, com a entrega de 200 cestas de alimentos e o anúncio hoje pela Amanda Gentil do investimento de mais 500 mil reais para a Saúde da população, antes deste recurso, na semana passada, a parlamentar havia anunciado 1 milhão e 100 mil reais para investimentos em obras no município. Segundo o Chefe de Gabinete do vereador, Luiz Neto - Netinho, até o final de seu mandato, Amanda Gentil irá contribuir ainda mais com a cidade de Timon, adianta.

O Projeto "Amor e Gentileza" é uma iniciativa dedicada a ajudar as famílias mais vulneráveis e fortalecer os pequenos comerciantes em diversos municípios do Maranhão, disse.

Ao lançar o projeto, a deputada afirma que: "Juntos, podemos criar um futuro mais solidário e próspero para todos", disse.

O vereador Pedro Augusto enfatiza que a escolha de Amanda Gentil por ele e seu grupo foi embasada na presença e exemplo de seu pai, prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que vem transformando vidas na cidade estabelecendo novos horizontes para a cidade, e, Timon, com o nosso apoio, a Deputada tem feito sua parte e atendido nossas expectativas amplas e positivas, disse.

Brandão vem a Timon neste sábado entregar obras, assinar ordem de serviços e alavancar nomes de Rafael e Socorro


Pela primeira vez em Timon após o anunciou oficial no último dia 5, quando assumiu ser o Deputado Rafael o seu pré-candidato a prefeito, o governador Carlos Brandão estará neste sábado, a partir das 8h30, no Colégio Militar Tiradentes para a inauguração da III Etapa da reforma do Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco e assinatura de Ordem de Serviço para mais um trecho da MA-040, no Perímetro Urbano, e do novo Batalhão da Polícia Militar.

De acordo com o Deputado Rafael, o governador também vai entregar as obras de reforma no Centro Educa Mais Jacira de Oliveira e Silva e Títulos pelo Instituto de Colonização e Terras - ITERMA. Todos, segundo o deputado, investimentos e ações que contam com seu apoio e articulação.

As obras e a participação do governador é mais uma articulação do Deputado Rafael para alavancar sua pré-candidatura e fortalecê-lo juntos aos aliados do governador e da população timonense.

Brandão deverá anunciar também o nome de Socorro Waquim, ex-deputada e ex-prefeita de Timon na composição como pré-candidata a vice-prefeita ao lado de Rafael.


Novas adesões políticas fortalecem Henrique Jr e Schnneyder na briga pela Prefeitura de Timon

 


Marco Lago anunciou apoio a Schnneyder e Anquisio Borges a Henrique Junior.


Enquanto a aliança PRD/PL, partidos do deputado federal Henrique Júnior, pré-candidato a Prefeito de Timon, vem cumprindo um cronograma planejado e organizacional de crescimento nessa etapa de adesões e filiações de fortes nomes para o registro de chapas prporcionais, do outro lado, do também pré-candidato Schnneyder, o PSD, mostrando sua força dentro do contexto político.

Hoje, 22, Henrique Jr apresentou a adesão do Professor Anquisio Borges, que sai do grupo do Deputado Rafael e se filia ao PL para concorrer à vaga de vereador na Câmara de Timon. Esse é o terceiro nome que sai do grupo de Rafael para compor com Henrique Junior. Já estão integrados ao grupo: Fidel Castro e Leandro Sousa.

A grande importância da presença de Anquisio no grupo de Henrique é o apoio que ele tem da família, que definiu seu nome como o pré-candidado a vereador do grupo.


Marco Lago anuncia composição e apoio a Schnneyder.

O ex-vereador Marco Lago, atuante como parlamentar e grande empreendedor na área educacional em Timon é a grande novidade da política anunciada nesta sexta-feira, 22.

Ao lado dos ex-vereadores Thales Waquim, com quem compôs ala oposicionista na Câmara, e do médico e ex-vereador, além de outros nomes também habilitados, Marco Lago se apresenta ao lado de Schnneyder em apoio e luta para o retorno ao parlamento timonense.

Após a divulgação nesse blog da possibilidades do seu retorno à política, Marco está de volta a cena política pelo PSD. Nos últimos dia ele foi cortejado por uma dezenas de presidentes de partidos em Timon que queriam Lago ao seu lado, mas ele se definiu mesmo pelo PSD de Edilazio Junior.

Presidente do TRE/MA afirma que Corte vai priorizar ação que pode cassar deputados no MA

 


Desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, presidente do TRE/MA, afirmou que a ação que pode cassar os deputados Wellington do Curso e Fernando Braide será julgada nesta segunda..

Do portal Imirante.com

SÃO LUÍS - O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, assegurou, em entrevista concedida na manhã desta segunda-feira (22) ao Bom Dia Mirante, a retomada de julgamento de uma ação contra o PSC, por suposta fraude à cota de gênero nas eleições de 2022, que pode levar à cassação de mandato dos deputados estaduais Wellington do Curso e Fernando Braide.

importam em cassação de mandato. Essa é uma expectativa da sociedade; é uma expectativa justificada das partes que estão envolvidas e nós precisamos então reafirmar o nosso compromisso com o julgamento dessas ações. Mesmo por que a gente têm assistido e testemunhado uma cobrança, o que é natural que aconteça. Então, nós reiniciamos os nossos trabalhos já hoje, na primeira sessão do ano e vamos julgar uma dessas ações”, disse.

 O desembargador afirmou que antes do fim do mês, outra ação de cassação de mandato será julgada pela Corte Eleitoral. 

“Já há uma previsão de julgamento para o dia 29 de uma outra ação, também que implica em cassação de mandato, portanto, nós retomamos as nossas atividades com os olhos voltados para o julgamento dessas ações que são aquelas que eu chamo de mais sensíveis, cujo o interesse das partes são mais evidentes”, pontuou.

Parecer

No final do mês de outubro de 2023, o procurador regional eleitoral no Maranhão, Pedro Melo Ribeiro, emitiu parecer favorável à anulação dos votos de toda a chapa do PSC que concorreu às eleições para deputado estadual em 2022.

Caso a manifestação do MPE seja acatada pelos magistrados que integram a Corte Eleitoral do Maranhão, perdem os mandatos os deputados Wellington do Curso e Fernando Braide. 

Se isso ocorrer, o TRE/MA deverá fazer a recontagem de votos para deputado estadual para poder definir qual partido e suplentes assumem as vagas em definitivo.

Independentemente do resultado do julgamento, contudo, o caso deve chegar em grau de recurso, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Emprega Jovem: Capacitando e gerando oportunidade para a juventude timonense



O Programa Emprega Jovem Timonense, uma iniciativa liderada pelo professor de História e Administrador Eduardo Santos, está trazendo uma oportunidade valiosa para a juventude de Timon, Teresina (PI) e região, em parceria com o Centro de Recursos Humanos do Estado do Piauí (CRH).

"Essa é uma excelente oportunidade para os jovens timonenses se qualificarem e serem encaminhados ao mercado de trabalho. Agradecemos ao CRH por investirem no futuro da nossa juventude." acrescentou o professor Eduardo Santos.


Objetivo e Qualificação

- Quem Pode Participar? Jovens a partir dos 16 anos, estudantes de nível médio, técnico e superior.

- Inscrições Gratuitas: Os interessados podem se inscrever no site [Inscrição/clique] também através do QR Code (in loco), sem custo algum.

- Conteúdo do Programa:

 - Mercado de Trabalho: Os participantes aprenderão sobre as tendências do mercado, habilidades demandadas e como se destacar na busca por emprego.

- Práticas Administrativas: Conhecimentos essenciais para lidar com processos administrativos em empresas e organizações.

 - Qualidade no Atendimento: Como oferecer um atendimento excepcional aos clientes e colegas de trabalho.

- Marketing Pessoal: Estratégias para construir uma imagem profissional positiva.

- Material Didático Gratuito: Os materiais de estudo também serão fornecidos sem custo, garantindo que todos tenham acesso igualitário.

Locais e Datas

- As inscrições estarão abertas durante todo o mês de março.

- O início das aulas está programado para 17 de abril, no Campus da UEMA em Timon.

Assessoria: Eduardo Santos

PP define diretório se organiza e fortalece para pleito deste ano em Timon. O partido comporá chapa com Rafael

Segundo Ramon Junior, o PP é forte, competitivo e tem potencial para brigar por  três vagas na Câmara.

O presidente do PP - partido Progressistas de Timon, Ramon Junior informando a nova composição do Diretório Municipal visando a organização do pleito eleitoral, onde disputará na chapa majoritária e proporcional e declarando apoio ao Deputado Rafael, pré-candidato a prefeito de Timon.

De acordo com Ramon Junior, os cargos do diretório estão formalizados da seguinte forma: Ele, presidente, secretário geral Cledilton Guerra o Guerrinha e Mattews Fernandes, Tesoureiro Geral. Ainda segundo Ramon Junior, a chapa está consolidada com entendimento da ex-deputada Socorro Waquim, que é filiada ao partido e deve concorrer à vaga de vice-prefeita.


“Cledilton um amigo mais conhecido como  guerrinha será o nosso secretário geral que irá conduzir juntamente comigo eleições municipais 2024, nome de consenso entre eu e a nossa pré candidata a vice prefeita professora socorro”, da disse Ramon Jr.

Ainda segundo Ramon Junior, a expectativa do PP é a de que o partido lute para conquistar três vagas na Câmara. "O PP é um partido forte, tem bons quadros e deve anunciar novas filiações dentro desse contexto de competitividade e potencialidade partidária", afirmou Ramon Junior, que é ex-vereador de Timon.

Em Timon, investimentos na infraestrutura de abastecimento e esgotamento sanitário são celebrados no Dia Mundial da Água


Com o abastecimento de água universalizado, ainda em 2016, Timon celebra os constantes investimentos na infraestrutura de água que mudaram a realidade do abastecimento na cidade. Em atuação desde 2015, a Águas de Timon, expandiu o sistema com a implantação da Estação de Tratamento de Água – ETA Parnaíba, além de novos 20 km de redes de abastecimento. As melhorias resolveram o problema crônico de falta de água nas torneiras dos timonenses, que passaram a receber água tratada e de qualidade todos os dias. O sistema de esgotamento sanitário também avança e já chega a 40% da cidade.

Dona Rosângela Santos, moradora do bairro Mateusinho, é testemunha dessa transformação. “Eu vivi essa realidade há muitos anos. Me lembro vividamente dos tempos mais complicados. Tínhamos que buscar água longe, enfrentar filas intermináveis e ainda assim, a escassez de água era permanente. Mas agora vivemos um novo momento com água de qualidade todos os dias na minha casa. Temos mais saúde e esperança de dias melhores para toda a minha família”.

Por meio do programa Timon Saneada 1, a cidade foi contemplada com uma série de ações como a implantação de novas adutoras, como a Luís Firmino (2.000 metros) e Cidade Nova (1.000 metros), implantação de 20 Km novas redes de água, instalação de hidrômetros, ampliação da distribuição de água por setorização, substituição de bombas e automação de painéis elétricos. Atualmente, a concessionária conta mais de 460 km de rede de água e 64 poços em operação.

Outro diferencial alcançado pela cidade está relacionado à eficiência operacional e preservação do recurso. O índice de perdas de água saiu de 64%, em 2015, para os atuais 33%. Um dado significativo que de acordo com estudo do Trata Brasil, lançado em 2024, fica abaixo, inclusive, da média nacional (37,78%).

Agora, Timon se prepara para ocupar lugar de destaque em esgotamento sanitário. Em 2021, a concessionária deu início ao programa Timon Saneada 2, com investimentos que contribuíram para a ampliação da cobertura de coleta e tratamento de esgoto, saindo de 0% para 40%. Atualmente, a infraestrutura conta com redes de esgoto instaladas e recuperadas, cinco Estações Elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Flores, que possui a capacidade de tratar 45 litros de dejetos por segundo. Hoje, são mais de 20 bairros que contam com rede disponível de esgoto.

“Importante reconhecermos os caminhos trilhados pela concessionária que permitem diariamente a milhares de timonenses mais saúde, dignidade e oportunidade para uma qualidade de vida melhor, proporcionada através do saneamento. Nosso trabalho é contribuir para o desenvolvimento do município com água de qualidade na torneira e a universalização do esgotamento sanitário”, afirma o diretor presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado. Fonte: Águas de Timon.

21 de março de 2024

Em vídeo: Presidente do Ipmt diz que não haverá descontos nos salários dos professores

 


Lázaro Martins disse estar indignado com a onda que classificou como fake news sobre o projeto encaminhado pelo Executivo e aprovado pela Câmara, que segundo o próprio sindicato dos servidores em Educação de Timon.

Veja o que disse o sindicato ontem

Em nota, ontem, 20, o Sinterpum afirma que: "O projeto de Lei Complementar 002/2024, de autoria do poder executivo, que aumenta a alíquota de contribuição patronal previdenciária de 23% para 32%, exclusivamente para os trabalhadores da educação municipal.


A referida alíquota, embora seja patronal, no caso dos trabalhadores da educação que tem o FUNDEB como principal fonte pagadora de seus proventos, devem ter este percentual descontado dos 70% que deveriam serem usados exclusivamente para pagamento dos trabalhadores de educação da ativa.


SINTERPUM TEVE REUNIÃO DE URGÊNCIA NA PREFEITURA E CONSEGUE GARANTIAS DE ALTERAÇÕES NO PL 002/2024

 Na manhã de hoje (21/03), a Diretoria do SINTERPUM foi chamada para uma reunião de urgência na Prefeitura de Timon para tratar do PL 002/2024, após a repercussão negativa das consequências da aprovação deste PL para a Educação Municipal, alardeadas por este sindicato.

Ficou definido pela Prefeita e sua equipe que a alteração da alíquota patronal deverá incidir apenas nos 30% do FUNDEB, que é de uso exclusivo da SEMED, ficando assim preservados os 70% para uso exclusivo no pagamento dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação e também para valorização da carreira e planos de cargos, e salários.


O SINTERPUM e toda a sua base sindical demostram mais uma vez força, união e engajamento para a derrubada de qualquer ataque que vise a precarização da carreira do Magistério no âmbito municipal, não se calando. 


SINTERPUM - NENHUM DIREITO A MENOS!

“A essência do direito e da democracia é o respeito às posições contrárias”, afirma Mical Damasceno

Parlamentar afirmou que governador Carlos Brandão reconhece a importância da democracia e de governar para todos os cidadãos com equidade

Assecom/ Dep. Mical Damasceno/Imagem: Biaman Prado


Mical Damasceno ressaltou que o governador permanecerá atendendo as demandas de todos os deputados

A deputada Mical Damasceno (PSD) enalteceu, na sessão plenária desta quarta-feira (20), a conduta do governador Carlos Brandão (PSB) no que se refere às pautas de interesse das igrejas evangélicas no estado. Para a parlamentar, o chefe do Executivo maranhense reconhece a importância da democracia e de governar para todos os cidadãos com equidade.

“Nós sabemos que uma democracia não pode ser unânime, isso é ditadura, como eu fui perseguida no meu primeiro mandato. Sabemos que a democracia precisa ser plural. O governador, que é um homem católico, conservador, produtor rural, defensor do agro e do setor produtivo do Estado, reconhece a importância das pautas do povo evangélico”, ressaltou.

Segundo Mical Damasceno, o governador demonstra interesse em desenvolver políticas públicas de interesse do segmento evangélico. “O governador resolveu tratar todo mundo igual e acolheu nossa bandeira, mas existe uma minoria que quer ser diferente, não quer respeitar a democracia e não quer que o povo evangélico faça parte da política em nosso Estado”.

A deputada ressaltou, ainda, que Carlos Brandão permanecerá atendendo as demandas de todos os deputados. “Caso alguém se incomode com a sua forma de agir, quero dizer que ele continuará respeitando todos os deputados mediante quem votou ou quem não votou, o que considero louvável. A essência do direito e da democracia é o respeito às posições contrárias”, concluiu.

Vereador PA anuncia adesões e se fortalece para renovar cadeira na Câmara de Timon

Nesta quarta-feira (20) na Câmara Municipal de Timon, o vereador Pedro Augusto, o P.A, recebeu declarações de apoio à sua reeleição.

Cotado para ser reeleito e com um grupo fortíssimo, PA recebeu adesões de 06 lideranças políticas e formadores de opinião na cidade de Timon.


O suplente de vereador do PSD, Kayron Henrique, declarou seu apoio para o vereador P.A. Kayron obteve quase 200 votos nas eleições municipais de 2020 em Timon.


O líder político Negão do Mutirão, firmou compromisso com à reeleição do vereador P.A, destacando a atuação do parlamentar no legislativo municipal.


Davi Esportista declarou apoio à reeleição de P.A, ressaltando o trabalho do vereador no esporte e nas políticas públicas para os jovens.


Os líderes comunitários, Zé Leal, do Pedro Patrício, e Pires, da Vila João Reis fecharam apoio e compromisso com à reeleição do vereador P.A. 


Para finalizar, P.A recebeu a declaração de apoio do empresário Gelson da Caçamba.

Em um único dia, P.A somou 06 adesões importantes, se consolidando não apenas para ser reeleito, mas para ser um dos mais votados nessas eleições municipais.

O vereador conta com o apoio incondicional da deputada federal Amanda Gentil (PP). Nas eleições gerais de 2022, P.A e seu grupo deram mais de 4 mil votos para a deputada federal em Timon.

Do blogdolucasmoura

O alerta do vereador Uiilma Resende contra a retirada de dinheiro do Fundeb pelo governo da conta dos professores


O vereador líder de oposição fez o alerta antes de projeto ser aprovado pelos vereadores da base da prefeita Dinair na Câmara. Apesar disso, o projeto foi aprovado em sua íntegra, sem discussão.

Os professores de Timon estão em pé de guerra contra a prefeita de Timon, Dinair Veloso, que professora do município e como gestora enviou o projeto e foi aprovado ontem, 20, em regime de urgência, que segundo o vereador líder da oposição, o projeto de lei complementar prejudica, não somente os professores, mas a educação como um todo. O projeto aumenta de 23 para 32 por cento a alíquota de contribuição para os trabalhadores em educação.

O sindicato da categoria se manifestou afirmando para que a Prefeita não sancione a lei complementar, que segundo a categoria "tira dinheiro do Fundeb e coloca a Educação de Timon em risco e alerta a prefeita da cidade: "não sancione a lei complementar 02/2024.

O vereador Uilma Resende foi contra o projeto e perguntou as vereadores da base, que aprovaram o projeto "se eles teriam conversado com o sindicato"..

Em nota replicada no blogdoribinha o sindicato se manifesta com estranheza sobre o projeto aprovado pelos vereadores: "O SINTERPUM foi pego de surpresa hoje (20/03/2024)com a notícia da aprovação em regime de urgência do projeto de Lei Complementar 002/2024, de autoria do poder executivo, que aumenta a alíquota de contribuição patronal previdenciária de 23% para 32%, exclusivamente para os trabalhadores da educação municipal".

20 de março de 2024

Sinterpum ameaça Prefeita: Tirar dinheiro do Fundeb coloca Educação em risco!


NÃO SANCIONE A LEI COMPLEMENTAR 002/2024 PREFEITA DINAIR

O SINTERPUM foi pego de surpresa hoje (20/03/2024)com a notícia da aprovação em regime de urgência do projeto de Lei Complementar 002/2024, de autoria do poder executivo, que aumenta a alíquota de contribuição patronal previdenciária de 23% para 32%, exclusivamente para os trabalhadores da educação municipal.

A referida alíquota, embora seja patronal, no caso dos trabalhadores da educação que tem o FUNDEB como principal fonte pagadora de seus proventos, devem ter este percentual descontado dos 70% que deveriam serem usados exclusivamente para pagamento dos trabalhadores de educação da ativa. Tal Lei irá diminuir o potencial de valorização da carreira municipal do Magistério a curto prazo, além das chances de melhorias salariais dos demais trabalhadores da educação municipal.


O SINTERPUM ver com preocupação e indignação tal lei e exige para que a prefeita e professora Dinair Veloso não sancione esta lei, pois enxergamos que todos os trabalhadores e trabalhadoras já tiveram seus contracheques achatados com o aumento da alíquota do IPMT para 14% em 2020, além das mudanças de cálculos do imposto de renda por parte do município. 

 

SINTERPUM – DESDE 22 DE MARÇO DE 2003

COMPROMISSO, TRABALHO E SERIEDADE

Do site do sinterpum.

Henrique Jr apresenta filiação ao PL de liderança da zona rural de Timon

 


Direto de Brasília, onde está desde de ontem, 19, o Deputado federal Henrique Junior anunciou a filiação de liderança política da zona rural de Timon.

Trata-se de Neguito da Canoa, que filia-se ao PL para integrar a chapa proporcional que o partido deverá registrar até o dia 6 de abril.


De acordo com o pré-candidato a prefeito de Timon, novas filiações deverão ser apresentadas dentro desse prazo para os que querem ser candidatos este ano, mas também para simpatizantes do partido que buscam se filiar e trabalhar pela sua pré-candidatura de prefeito, disse.

Neguito da Canoa é irmão dos empresários Antenor e Clidenor, donos da Panificadora Pão e Leite, em Timon.

Eduardo Santos entrega benefício para o Conselho Tutelar 2 de Timon


O professor e administrador Eduardo Santos, foi procurado pelo Conselho Tutelar 2 de Timon, Maranhão, pelos seus cinco membros titulares. Eles estavam em busca de uma solução para melhorar o ambiente de trabalho, especificamente, a instalação de ar-condicionado nas salas para melhorar o atendimento.

Eduardo Santos, então, procurou o Deputado Rafael (PSB-MA), um dos líderes do governador Carlos Brandão (PSB-MA). Percebendo a necessidade do assunto, o Deputado Rafael Sousa procurou o Secretário de Ação Social, Paulo Cazé, que prontamente atendeu à reivindicação do professor Eduardo.



Em apenas oito dias, o problema foi resolvido com a entrega de dois aparelhos de ar-condicionado para serem instalados nas salas, assim melhorando o ambiente de trabalho.

O Conselho Tutelar 2, através dos seus conselheiros - Ozeano Andrade, Daniele Rocha, Patrícia Lopes, Amur Jacir e Lizete Assunção - agradeceu ao governador Carlos Brandão, Deputado Rafael, Secretário de Estado Paulo Cazé, e especialmente ao Professor Eduardo Santos.


"Para mim, é muito gratificante ajudar as pessoas que trabalham para o bem social da infância e juventude. Sempre estarei à disposição da sociedade timonense para melhorar a qualidade de vida de todos", disse o Professor Eduardo.

Da Assessoria: Eduardo Santos

Lideranças ligadas aos movimentos sociais se filiarão ao PSOL em apoio a Marinalva Santana

 


Parte dessas lideranças estão deixando o PT para se filiar ao PSOL.

No próximo dia 26 de março, cerca de 20 lideranças ligadas aos movimentos sociais se filiarão ao PSOL. Parte destas lideranças era filiada ao PT. Entre os novos membros do partido está Marinalva Santana, pré-candidata a vereadora de Teresina, sendo esta a primeira vez que vai disputar uma eleição partidária.

Marinalva é servidora concursada do TJ-PI e da Rede Estadual de Educação do Maranhão (ministrando aulas em Timon). Já foi professora do IFPI e UESPI, presidiu o Centro Acadêmico de Letras, o DCE da UESPI e o Conselho Estadual de Direitos Humanos. É uma das fundadoras do Matizes, tendo representado o segmento de lésbicas no Conselho Nacional da Mulher e Conselho Nacional LGBT+. Atualmente, preside o Conselho Estadual LGBT.

Para o ato do dia 26, já está confirmada a presença da Paula Coradi, Presidenta Nacional do PSOL.