A decisão do PSB Nacional de entregar a presidência do partido no Maranhão ao governador Carlos Brandão, embora o caminho natural do partido, após a indicação do senador e ex-ministro Flávio Dino para uma das cadeiras do STF, pode até não mudar o cenário de liderança politica exercida pelo governador em seu estado, mas reforça ainda mais sua força no Estado e no país e, ainda mais, cria um forte de potencial aos pré-candidatos a prefeito nas cidades maranhenses, aliados do governador, mas especialmente e particularmente, aos filiados ao PSB.
A meta do partido em nível nacional é fazer o maior número de prefeitos entre as mais de 5 mil prefeituras do pais e, o Maranhão, com o grande potencial politico atual e mais esse incremento de comando do partido no estado, vira uma das vitrines do PSB no Brasil.
É importante dizer que essa força, com o comando exercido pelo governador Carlos Brandão deverá mudar o cenário das disputas nos municípios, e claro, entre os aliados do governador de outros partidos que estão nas disputas locais pregando seus interesses próprios.
Embora possa agir com neutralidade, de um magistrado, como muitos desejam nas disputas entre os aliados, Brandão, tenderá para sua forte posição partidária com ascensão de nomes do PSB. Foi o que aconteceu com a primeira imagem de Carlos Brandão ao assumir o partido no último dia 27, que ao lado do deputado federal Duarte Junior (PSB), veio a declaração de apoio à sua pré-candidatura a prefeito de São Luis. E não podia ser diferente na capital e no maior eleitorado estadual.
Aos aliados do governador que se encontram em disputa, agora, mais do que nunca, deve-se exigir cautela e desprendimento político, pois se existia uma cobrança de neutralidade do governador nas disputas locais, com a direção do PSB seria natural que o governador tomasse suas decisões para definir que o mais é importante e o que está em jogo é estabelecer as parcerias políticos-administrativas diante desse novo cenário de força e agregação de todos dentro de um novo contexto politico eleitoral.
Aos adversários políticos do governador na disputa de 2024, restam "de cara" entender que o processo agora lhe está ainda mais favorável e não existe a possibilidade de surgimento de novas lideranças politicas no Maranhão à reboque da ida de Flavio Dino para o STF, pois Brandão continuará contando com o apoio do novo ministro do STF, embora afastado das decisões politicas no Estado.
É isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário