Anuncio-01

Anuncio-02

Anuncio-03

31 de janeiro de 2024

Iracema Vale participa de vistoria da ponte sobre o Rio Preguiças em Barreirinhas


Com 240 metros de extensão e 12 metros de largura, revestida em concreto, a estrutura já está em fase avançada de construção

Agência Assembleia

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), vistoriou, na manhã da última terça-feira (30), ao lado governador Carlos Brandão (PSB) e de outras autoridades, o andamento das obras de construção da ponte sobre o Rio Preguiças, no município de Barreirinhas, que dará acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.


“Além de modernizar a cidade, a obra vai impactar diretamente a vida dos moradores da região e de milhares de turistas que desembarcam no local para conhecer o paraíso natural de lagoas e dunas. Parabenizo e agradeço o nosso governador pelos investimentos e olhar atencioso para Barreirinhas”, afirmou a chefe do Parlamento Estadual.

Com 240 metros de extensão e 12 metros de largura, revestida em concreto, a estrutura já está em fase avançada de construção. “A ponte contará com pista de rolamento para veículos, pista para pedestres e ciclovia, fazendo ligação entre a zona urbana e a zona rural. A previsão de entrega é para setembro deste ano, quando faremos uma linda festa de inauguração”, ressaltou Carlos Brandão.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira, garantiu que foram realizados os estudos de impacto ambiental na região. “Fizemos a reformulação dos estudos ambientais para atender às exigências de preservação do meio ambiente e para melhorar ainda mais o desempenho das nossas atividades nos serviços dessa grande obra”, destacou.

Na vistoria, também estavam presentes os deputados estaduais Antônio Pereira (PSB) e Florêncio Neto (PSB); o secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, além de vereadores e outras autoridades municipais. 

Assembleia realizará sessão solene de abertura do Ano Legislativo nesta sexta-feira


Presidente da Casa, deputada Iracema Vale, comandará o ato, que contará com presença do governador Carlos Brandão, parlamentares e demais autoridades

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizará, na manhã desta sexta-feira (2), no Palácio Manuel Beckman, a sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos da 2ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura. A presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), comandará o ato solene, que contará com a presença do governador Carlos Brandão (PSB), parlamentares e demais autoridades.

A programação será iniciada, às 8h, com cerimônia militar, na área externa da Alema, hasteamento das bandeiras do Brasil, Maranhão e de São Luís e revista às tropas pela chefe do Parlamento Estadual, seguida de apresentação da cavalaria e de cadetes do Corpo de Bombeiros e do Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Às 9h30, será iniciada a sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos da 2ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, no Plenário Nagib Haickel. 


No mesmo dia, às 16h30, será realizada Sessão Solene em homenagem ao ex-governador, senador licenciado, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ministro nomeado do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, cuja posse na mais alta Corte de Justiça está marcada para o dia 22 de fevereiro.


 

30 de janeiro de 2024

Amigos do deputado Henrique Jr realizam a maior prévia de carnaval de rua de Timon


Ainda hoje repercute na cidade de Timon a prévia de carnaval do bloquinho "Eu Vou Com Ele", que é um segmento das grandes prévias realizadas pelos amigos, aliados, eleitores e simpatizantes do Deputado Henrique Jr. O evento aconteceu no domingo, 28, na rua Magalhães de Almeida, no centro e o espaço se tornou minúsculo com a participação de milhares de pessoas, que de abadás ou caracterizados com a roupagem do carnaval fora de época mais animado de Timon e região mostraram muita animação e folia.


Henrique Jr chegou a ensaiar uma participação em cima do palco embalando o público com música baiana, mas logo descobriu que sua vocação maior é para a politica, onde vem angariando forças e aparece bem situado nas pesquisas de avaliação de votos para prefeito de Timon com a invejável marca de quem foi eleito pelo eleitor timonense como o candidato a deputado federal mais bem votado do cidade.

Ao bdronline, Henrique mostrou sua satisfação de participar de uma festa alegre, em clima de paz e harmonia onde o maior desejo dos que participaram do bloco foi extravasar as energias e seguir em frente pensando sempre nos dias melhores, com festa alegria e amor.

Veja mais registros da festa:







29 de janeiro de 2024

Com o avanço das obras de esgoto, imóveis em Timon poderão valorizar cerca de 14%

 


Com o avanço das obras de esgoto e a melhoria do saneamento básico da cidade, os imóveis em Timon poderão valorizar em até 14%. É o que indica estudo conduzido pelo Instituto Trata Brasil sobre regiões que possuem acesso aos serviços de tratamento de água e esgoto no Brasil. Timon já possui o abastecimento de água universalizado desde 2016 e, atualmente, conta com 40% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto.

“A cidade avança no saneamento básico e ganha a oportunidade de avançar também na saúde pública e na valorização imobiliária, tornando-se atrativa e potencializando a qualidade de vida de seus moradores. Mais de 20 bairros em Timon já possuem infraestrutura de coleta e tratamento do esgoto disponível na rua, pronta para a conexão dos imóveis,” destaca o gerente de Operações da Águas de Timon, Guilherme Coeli.

A participação dos moradores, a partir da conexão dos imóveis à rede de esgoto, é fundamental para fazer avançar os benefícios do esgotamento sanitário. “Os donos dos imóveis precisam fazer a ligação intradomiciliar, que consiste em ajustes internos necessários para direcionar o esgoto gerado de pias, banheiros, vasos sanitários e ralos para a rede de esgoto instalada pela concessionária”, complementa Guilherme Coeli.

Confira abaixo o cronograma de obras de 29 de janeiro a 02 de fevereiro:

Rede de esgoto

Bairro Joia: Rua 03, Rua 04, Rua Preciosa, Rua Brilhante, Rua Diamante, Rua Pepita, Rua Rubi, Rua Esmeralda, Rua Safira, Rua Ouro e Avenida Regimento.

Ligação de esgoto

Parque Piauí

Estação Elevatória de Esgoto

EEE LODO – ETE Flores (Avenida Boa Vista – Localidade Piranhas)

Visita porta a porta com agentes socioambientais

Bairro Joia

Responsabilidade Social

Visita ao Residencial Joia



Em pleno Zé Pereira, cantor elogia Socorro Waquim, enfurece os Leitoas e deixa Dinair como ilustre desconhecida no meio da multidão


O cantor baiano Kiko, da banda Chicabana, que por inúmeras vezes abrilhantou o Zé Pereira de Timon nas edições anteriores em que estava à frente a ex-deputada, em sua apresentação no Domingo, elogiou Socorro Waquim, desceu até seu camarote e deu um abraço efusivo na  ex-prefeita. O gesto foi o bastante para enfurecer os leitoas, adversários políticos de Socorro, patrocinadores da festa este ano e colocar Dinair Veloso, a atual prefeita da cidade, em pleno Ze Pereira 2024, como uma ilustre desconhecida na multidão que participava da festa antecipada de carnaval na cidade.


Kiko, em suas palavras, embora depois em publicação na instagram disse ter cometido "uma grande gafe", reconheceu como gigantesco o trabalho da ex-prefeita Socorro Waquim em favor do maior movimento cultural da cidade, mas mesmo assim é um reconhecimento do trabalho da ex-prefeita, que tem fama nacional e foi elogiada por suas gestões à frente de Timon em vários aspectos, por revistas nacionais, jornais, e recebeu prêmios em Brasília e em outros estados, inclusive, tem o reconhecimento do Presidente Lula, que quando no exercício do seu mandato de presidente do país e, em paralelo às gestões de Socorro Waquim, construíram juntos mais de sete mil unidades habitacionais, pavimentaram toda a periferia da cidade com milhões de metros cúbicos de pavimentação em paralelepípedo, além instalação de creches, UBs, somente para citar algumas, deixando um legado de realizações para os governos que a sucederam e mais importante, para a população de Timon que teve nos governos da ex-prefeita dignidade e autoestima levantados.

O mesmo não pode dizer da atual gestão em comparação à gestora e nem dos seus prósperos mentores políticos. O ex-prefeito Chico Leitoa, por exemplo, quando abandonou o cargo, em 2004, deixou centavos numa caixa de sapato como cofre para os segurados do IPMT. Em sua época, a prefeitura funcionava à base de liminar, por falta de pagamento de débitos com a Receita Federal, INSS, Cemar e acossado por desvios, desde aquela época,  e desde então está impedido de se candidatar a cargos eletivos.

Na mais recente gestão do ex-prefeito Luciano Leitoa, o mentor principal da atual gestora, ainda no cargo, o filho do ex-prefeito foi condenado por desvios nad obras de construção da estrada do Castelo e seu nome está incluído da Operação Topik, realizada pela Polícia Federal e onde várias pessoas foram presas por desviaram recursos do transporte escolar no Piauí e Maranhão, inclusive, quando em Timon, a secretária era a atual prefeita.

Talvez a zanga da atual prefeita tenha um ressentimento, mas em nada ela deve se comparar a ex-prefeita Socorro, que tem vida pública, que assim como Dinair Veloso, iniciada pela Secretaria de Educação, mas que foi eleita deputada duas vezes e até vereadora, onde exerceu o cargo e até assumiu a presidência da Casa, e Dinair, ao ser eleita, vereadora pelo eleitor timonense, sequer deu um dia de trabalho na Câmara e ela, em relação ao trabalho de Socorro Waquim na Prefeitura, faz muito bem valer a profecia dita por João Batista sobre Jesus Cristo.

É isso!

26 de janeiro de 2024

Águas de Timon oferece novas capacitações gratuitas a partir do programa “EmpreendAE"


O ano começa com novas oportunidades de capacitação profissional ofertadas pela Águas de Timon, a partir do programa “EmpreendAE”. A concessionária está com inscrições abertas para cursos gratuitos e online nas áreas de “Marketing e Vendas” e “Gestão Financeira”. As oportunidades são direcionadas a micro e pequenos empreendedores do município, para que possam incrementar seus negócios e se tornarem potenciais fornecedores da empresa ou mesmo para a cidade em geral. As inscrições podem ser feitas pelo site www.aguasdetimon.com.br.

“O programa “EmpreendAE” surgiu no ano passado, em parceria com o Instituto Aegea, dentro do nosso compromisso de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico de Timon, indo muito além do saneamento básico, a partir de capacitações profissionais que incrementem a ocupação e a renda no município”, destaca o gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon, Gabriel Veras.

De acordo com pesquisa realizada pelo Governo do Maranhão, de janeiro a dezembro de 2023, Timon totalizou 1.552 novas empresas formalizadas, ocupando a 4ª posição no ranking dos municípios maranhenses. “O dado demonstra a importância desses empreendedores investirem em capacitações para aproveitar as oportunidades de crescimento que surgem na cidade. Nosso programa veio para potencializar o resultado desses empreendedores”, complementa o gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon, Gabriel Veras.

Instituto Aegea

O Instituto Aegea é o braço socioambiental do Grupo Aegea, holding da qual a Águas de Timon faz parte. Acompanha e desenvolve soluções voltadas ao investimento social e negócios de impacto, em áreas como saúde, educação, geração de renda e meio ambiente. Faz parte dos esforços do Instituto também avaliar novas metodologias sociais e tecnologias ambientais que possam ser aplicadas nos vários municípios onde a Aegea está presente.

Serviço

Curso Gestão Financeira

Online e gratuito

06/02, das 18h30 às 20h

Via YouTube

Inscreva-se até o dia 05/02

Clique aqui


Curso Marketing e Vendas

Online e gratuito

27/02, das 18h30 às 20h

Via YouTube

Inscreva-se até o dia 26/02

Clique aqui

Prefeita Dinair não cumpre determinação do MP de exonerar família de vereador e ainda paga salários de dezembro e 13º



A determinação do MP foi datada do dia 22 de novembro de 2023 e solicitava a exoneração imediata dos parentes do vereador na folha de pagamento da prefeitura.

A prefeita de Timon, Dinair Veloso, não cumpriu, ou melhor está descumprindo, determinação do Ministério Público Estadual, que através da Promotoria Especializada, que tem à frente o Promotor de Justiça Sérgio Ricardo Martins, que no último dia 22 de novembro de 2023, recomendou à gestora que procedesse IMEDIATAMENTE a EXONERAÇÃO dos servidores EDGARD SCHALCHER NETO, EDMAR MORAIS SCHALCHER JUNIOR, LINDAURA ALVES CARDOSO SCHALCHER, MARIVALDA BORGES SCHALCHER e MILENA SILVA COSTA SCHALCHER, irmãos, esposa, mãe e cunhada, respectivamente, do vereador Vavá Schalcher, membro da bancada de vereadores do governo na Câmara de Timon. Naquela oportunidade, e por ocasião, fosse encaminhado àquela Promotoria de Justiça as respectivas Portarias de Exoneração dos membros da família do vereador presentes na folha de pagamento da prefeitura desde a gestão passada, do ex-prefeito Luciano Leitoa e que permaneceram assim nomeados na atual gestão municipal.


De acordo com dados levantados por este jornalista com base na folha de pagamento da Prefeitura de Timon, a prefeita não exonerou os membros familiar Schalcher, como recomendava o promotor, e ainda por cima efetivou o pagamento dos cinco familiares do vereador referente aos meses de dezembro de 2023 e décimo terceiro salários, conforme documento publicado por este blog acima.

Ainda segundo levantamento feito por este jornalista, somente com os familiares do vereadores, anualmente, a prefeitura tem um dispêndio de mais de 150 mil reais por ano. Esse dinheiro daria para várias ações na cidade, inclusive com aquelas que demandam solicitações do próprio edil, através de seus requerimentos no parlamento municipal.

O MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL, em sua portaria advertiu, que a presente recomendação dá ciência e constitui em mora o destinatário quanto as providencias sugeridas, o não atendimento das medidas ora recomendadas pode vir a ensejar a adoção de providencias judiciais e extrajudiciais por parte desta Promotoria de Justiça Especializada, sem prejuízo da responsabilização pessoal dos agentes públicos que, porventura, incorrerem em condutas ilegais. Nesse passo com fundamento no artigo 27, inciso IV, da Lei Complementar Estadual n° 13/91, REQUISITA-SE, desde logo, que Vossa Excelência informe, em até 05 (cinco) dias úteis, se acatará ou não esta recomendação apresentando, em qualquer hipótese de negativa, os respectivos fundamentos.

A decisão de recomendar a demissão imediata da parentada do vereador, atende às várias considerações apresentadas pelo promotor na portaria enviada à prefeita Dinair Veloso, mas estabelece como ementa que: “Nomeação de parentes de Vereador em troca de "apoio político" à Prefeita. Súmula Vinculante nº 13 do STF. Necessidade de se evitar "privilégios", bem como danos ao erário e enriquecimento ilícito, com vedações quanto ao nepotismo, extensíveis à contratação de parentes para prestação de serviços no âmbito da Administração Pública Municipal.

O blog não conseguiu contato com a Procuradoria do Munícipio de Timon para os esclarecimentos cabíveis para a manutenção dos parentes do vereador na folha de pagamento contrariando a determinação do MP. Este jornalista também entrou em contato com a assessoria do Ministério Público, em Timon, para saber que medidas foram adotadas pela Promotoria Especializada, autora da portaria e recomendação de demissão dos parentes do vereadores, mas até o fechamento dessa postagem nenhum dos dois órgãos haviam se manifestado à respeito do assunto.

Em caso semelhante, o Ministério Público recomendou a exoneração de toda família do vereador Jorge Passos, que anunciou-se como aliado da prefeita Dinair Veloso em janeiro do ano passado, e em fevereiro, constava na folha de pagamento do município, membros de sua família "Passos" recebendo gordos contracheques.  A prefeita, atendendo à recomendação ministerial, exonerou mãe, esposa, irmãos e primos do vereador adesista, à época da portaria do Promotor.

Veja: FAMILIA DO VEREADOR JORGE PASSOS FOI EXONERADA



25 de janeiro de 2024

Pediatra indica cuidados com a saúde das crianças na volta às aulas


Atualizar o calendário vacinal, realizar de exames de rotina e manter hábitos saudáveis são pontos fundamentais para evitar surpresas ou intercorrências

Por Juliana Castelo 

O início do ano letivo demanda uma série de adaptações no cotidiano das crianças. A volta às aulas envolve o início de uma nova etapa cheia de desafios e de novas aprendizagens. Nesse sentido, para que o dia a dia seja retomado sem surpresas ou intercorrências, o pediatra da Hapvida NotreDame Intermédica, Maurício Cavalcante, reforça a importância dos cuidados com a saúde dos pequenos.

“Os pais precisam estar atentos à atualização do calendário vacinal e à realização de exames de rotina. Por meio do acompanhamento pediátrico, prevenimos doenças e buscamos resolver problemas relativamente comuns nessa etapa da vida”, introduz.

De acordo com o especialista, além de avaliar e fortalecer a imunidade, é fundamental investigar possíveis anemias, parasitoses, dislipidemias [elevados níveis de gordura no sangue] e eventuais desarranjos na glicemia. “É importante, também, verificar se está tudo em ordem com o trato urinário”, acrescenta.

Hidratação e alimentação saudável: duas aliadas indispensáveis

Paralelamente, o papel da hidratação, sobretudo durante os períodos mais quentes do ano, torna-se ainda mais relevante para o bom funcionamento do organismo. “Diante das altas temperaturas registradas em diversas regiões do Brasil, a desidratação torna-se um perigo prevalente. A criança deve consumir entre 1,5L e 2L de líquidos por dia, podendo optar por água, sucos naturais e água de coco”, orienta.

O pediatra alerta, ainda, para os cuidados com a alimentação. “Além de fornecer uma dieta equilibrada — rica em nutrientes — os pais devem estar atentos à conservação dos alimentos. O verão favorece a cultura de bactérias, aumentando o risco de infecções intestinais”, pontua.

Maurício Cavalcante sugere, também, que eventuais dúvidas devem ser elucidadas junto ao pediatra de sua confiança. “A avaliação clínica é o melhor caminho para garantir que a saúde do seu filho está em boas mãos”, assegura.

Janeiro Roxo: MA registrou mais de dois mil casos de hanseníase em 2023

 


Casos cresceram em todo o país; primeiro mês do ano é dedicado à prevenção e conscientização acerca da doença

Por Elainy Castro

Em todo o Brasil foram diagnosticados, pelo menos, 19.219 novos casos de hanseníase, entre janeiro e novembro de 2023. Isso é o que apontam estatísticas do Ministério da Saúde, demonstrando que o resultado ultrapassa os números de 2022. No Maranhão, 2.274 casos da doença foram registrados no ano passado, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). O relatório aponta ainda que, desse total, 168 das novas ocorrências foram em crianças e adolescentes de até 15 anos.

Para conscientizar a respeito da Hanseníase, o primeiro mês do ano é dedicado à campanha Janeiro Roxo. A iniciativa foi instituída em 2016 pelo Ministério da Saúde e, desde então, ações educativas são promovidas em todo o Brasil.

O dermatologista Diogo Pazzini, da Hapvida Notredame Intermédica, explica que a hanseníase é uma doença infecciosa crônica, causada por uma bactéria. “Trata-se do bacilo chamado Mycobacterium leprae. A sua transmissão ocorre quando uma pessoa doente, sem ter iniciado o tratamento, elimina o patógeno por meio de secreções nasais, tosses ou espirros”, contextualiza.

Segundo o especialista, os sintomas podem surgir entre dois e sete anos a partir da contaminação. “Na fase inicial da doença, podem surgir lesões na pele, que causam diminuição ou ausência de sensibilidade. As formas mais graves são as que geram comprometimento neurológico, com alterações motoras e deformidades”, acrescenta.

O médico, que também é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cita que parte da população é resistente à doença e não vai desenvolvê-la mesmo entrando em contato com a bactéria. “No entanto, não se pode e não se deve relaxar nem negligenciar a condição. Caso a pessoa perceba alguns sinais, como manchas na pele esbranquiçadas ou avermelhadas, com perda de sensibilidade, associadas ou não ao formigamento nos membros, deve procurar imediatamente um médico para passar por um exame detalhado, receber um diagnóstico e obter a assistência correta”, alerta.

O tratamento é feito por meio de comprimidos, que devem ser tomados por um período que varia de seis meses a um ano, conforme indicação médica. É fundamental a intervenção precoce, uma vez que a hanseníase afeta a pele e os nervos. A demora pode levar a sequelas incapacitantes.

A boa notícia é que, logo após o início do medicamento, o paciente não transmite mais a doença. Portanto, ele não precisa mais ficar isolado, como acontecia antigamente.

“Ainda existe muito preconceito relacionado à hanseníase. Isso se deve, em grande parte, à falta de informação e ao estigma relacionado a conceitos arraigados na sociedade. Estamos falando de uma doença milenar, por muitos anos denominada de lepra, que afastava os doentes do convívio social, isolando-os em instituições. Isso ocorria em virtude da inexistência, à época, de medicamentos eficazes. Assim, tentavam evitar a transmissão. No entanto, hoje, nada disso faz sentido, porque há tratamento”, reitera.

Iracema Vale reforça harmonia entre poderes em solenidade de abertura do Ano Judiciário do TJMA


Evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, no Tribunal de Justiça do Maranhão

Agência Assembleia

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, na manhã desta quarta-feira (24), da sessão plenária de abertura do Ano Judiciário de 2024, conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Paulo Velten, no Tribunal de Justiça do Estado (TJMA).

“Os Poderes são independentes, mas, no Maranhão, trabalham em harmonia, porque assim somos muito mais produtivos. O Judiciário maranhense age de forma ativa e efetiva e viemos prestigiar o início dos trabalhos. Reforço que o Parlamento Estadual estará sempre à disposição e aberto ao diálogo”, afirmou a chefe do Legislativo do Estado.

Após a abertura, também ocorreu a solenidade de posse dos novos juízes e juízas de Direito substitutos(as) do Maranhão, aprovados no concurso público 

Tomaram posse no cargo os juízes e juízas Julyanne Maria Ribeiro, Vinícius Sousa Abreu, Marco Antônio Abritta, Thiago Ferrare Pinto, Amanda Thome Travincas, Marília Nobre Miranda, Camila Beatriz Simm, Fabiana Moura Wild, Daniel Luz e Silva, Lorena Santos Costa, Leandro Francisco Ambrósio e Bruna Heloísa Ventruscolo.

O desembargador Paulo Velten ressaltou que os novos juízes e juízas, ao serem aprovados no concurso público, conquistaram não apenas o direito à posse e ao exercício da função, mas a oportunidade de “servirem ao país de forma muito especial, de trabalhar pela Justiça do Maranhão, contribuindo para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária”.

No ato, também estiveram presentes o chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau; o defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado; o presidente da OAB/MA, Kaio Vyctor Saraiva; o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), e o deputado estadual Roberto Costa (MDB).

24 de janeiro de 2024

O que mudou no cenário político de Timon com as articulações do primeiro mês de 2024!

Estamos na derradeira semana do primeiro mês de 2024, ano eleitoral, em que o Timonense decidirá quem ocupará a cadeira número um da Prefeitura de Timon a partir de 2025. Por isso, os nomes mais expoentes nessa disputa - ainda como pré-candidatos -, ao cargo de prefeito, aproveitaram esse início do ano para intensificarem em encontros, reuniões, debates e estreitamento nessa reta inicial com apoiadores, futuros e atuais aliados, cada um provocando o melhor ângulo para estarem na mídia, nas redes sociais e nos meios de comunicação, estabelecendo cenários novos positivos na política maranhense, da cidade de Timon, em particular.


Fortes articulações políticas e partidárias

O Deputado Rafael, por exemplo, manteve-se em reuniões na Capital do Maranhão, São Luís, com o seu grupo político, de vereadores, suplentes e presidentes de partidos, já definidos e dentro da base governista estadual, como o nome que mais terá apoio de partidos políticos este ano, engrossando coro de tempo em tv, amplos espaços para a distribuição de registros nas chapas proporcionais e uma articulação politica forte com mais de seis partidos entre eles: o PT, PSB, PCdoB, PSDB, Podemos, PV, PSC, dentre outros e entre uma imagem e outra, o Deputado Leandro Bello, Podemos, aparece mais uma vez definido como um dos apoios importantes para o deputado Rafael, em Timon.

De acordo com um dos aliados do Deputado, o momento é de unir forças, detalhar com os aliados as estratégias políticas e alinhar com os comandos estaduais as alianças políticas e um palanque participativo e sólido, disse o aliado ao blog.


Adesões e obras eleitoreiras

A prefeita Dinair Veloso, que disputa a reeleição no cargo, passou a semana, logo após o recesso de final do ano, tratando de realizar obras pontuais com calçamentos de ruas, pavimentação de outras e estabelecendo a realização de obras urbanas antes da chegada do rigoroso inverno e aproveitando para dar o tom eleitoral em suas ações.

A prefeita também aproveitou para anunciar novas adesões ao seu projeto de se tornar a segunda prefeita reeleita em Timon como os suplentes de vereador Edson Lima e Miguel da Rua 100 e do líder comunitário Jardel da Vila Cícero Ferraz. (assunto que trataremos depois).


Chá para relaxar

A ex-deputada Socorro Waquim preferiu dar um tom mais social ao seu projeto político na disputa. Em local fechado, a ex-prefeita reuniu amigas, segundo informações do grupo "tô com ela". para um chá. Na verdade, são senhoras de diferentes gerações que vêm acompanhando as ações da políticas da representante Timonense.


Cabeças de chapas

Os pré-candidatos Henrique Junior, deputado federal e o Coronel Schnneyder, tiveram mais uma reunião, que eles vem mantendo desde 2020, quando por ocasião da disputa, mantiveram entendimento de que formariam uma chapa para disputar a Prefeitura de Timon.

De lá para cá, entre encontros e desencontros, os dois vêm se definindo como pré-candidatos, até certo ponto, irredutíveis com a proposta de serem candidatos, portanto sem um entendimento de quem ficará como protagonista.

Sobre o último encontro entre os dois, procurados por este jornalista, Henrique Junior definiu apenas que a reunião: "Foi boa ! Estamos avançando! A oposição verdadeira estará unida" !

Enquanto que o Coronel Schnneyder disse que: "A conversa com ele é sempre muito tranquila. Continuamos no entendimento de que a unidade da oposição é fundamental. Não fecharemos portas para ninguém. Agora, cada um segue sua pré-candidatura e no momento oportuno, partiremos para as composições. O importante é a oposição vencer as eleições"!!!, disse. 

É isso!

Com entrada gratuita, 11º Festival Nacional de Teatro do Piauí inicia nesta quarta-feira (24)


Evento acontece na cidade de Floriano e segue até domingo (28) com atividades nos teatros Cidade Cenográfica e Maria Bonita

Os teatros Cidade Cenográfica e Maria Bonita, na cidade de Floriano, abrem suas cortinas a partir de hoje (24) para sediar o 11º Festival Nacional de Teatro do Piauí. O evento, com entrada gratuita, será palco da apresentação de 20 espetáculos de companhias provenientes de diferentes estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. 

Para César Crispim, Produtor Geral do Festival, o evento se consagra como um dos principais na cena cultural do país, sobretudo pela democratização do acesso à arte. “Fizemos uma seleção criteriosa que oferecerá ao público uma imersão na rica diversidade de linguagens e abordagens teatrais, prometendo cativar os espectadores com uma jornada que transcende o convencional. Além disso, acreditamos na democratização da cultura e, por isso, a entrada para todas as apresentações é gratuita”, pontua.

A abertura do Festival acontece a partir das 19h, no Teatro Maria Bonita, com a apresentação do espetáculo “Maria Vai”, um monólogo da Cia. Jovens em Cena, de Teresina (PI). Às 21h, é a vez do Núcleo de Experimentação Cênica, de Parnaíba (PI), subir ao palco com o espetáculo “Beira de Vida”. Até domingo (28), o Festival segue com apresentações de espetáculos infantis no turno da manhã; oficinas, debates e workshops no turno da tarde e os espetáculos adultos à noite. A programação completa, com detalhes sobre cada dia e evento, está disponível no site oficial do festival: www.escalet.com.br

O evento é uma realização do Grupo Escalet de Teatro, Secretaria de Cultura do Estado do Piauí/Secult e Governo do Estado do Piauí, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura SIEC, Equatorial Piauí, BNB e Governo Federal. 

MAIS INFORMAÇÕES:

Contato: 89 99978.6996

Instagram: @grupoescalet

E-mail: grupoescalet@yahoo.com.br

Site: www.escalet.com.br.

Advogado orienta pais e responsáveis sobre o que pode e o que não pode ser solicitado na lista de material escolar


Por Elainy Castro

Com o início do ano, pais e responsáveis se veem com a missão de buscar escolas, efetuar matrículas e providenciar materiais escolares. Em meio a esse movimento, é crucial que os pais estejam cientes dos seus direitos no que diz respeito ao contrato de prestação de serviço escolar. O advogado Northon Lacerda, professor de Direito da Estácio, elencou algumas dicas úteis para auxiliar os pais nesse processo.

A primeira orientação do advogado destaca que as escolas não podem impor marcas específicas na lista de material escolar. “Os pais têm total liberdade para escolher, em conjunto com seus filhos, os materiais que consideram mais adequados. A escolha não deve ser uma imposição da instituição de ensino, permitindo uma decisão mais alinhada às preferências e necessidades individuais”, explica.

Lacerda ressalta que as escolas não podem exigir um valor fixo ou uma taxa de material escolar. Elas são obrigadas a disponibilizar a lista de materiais, possibilitando aos pais a escolha de comprar onde desejarem. “Embora algumas escolas ofereçam a opção de compra na instituição, essa escolha é facultativa. Os pais têm o direito de adquirir os materiais individuais em qualquer estabelecimento de sua preferência”, completa.

O advogado também esclarece que as escolas não podem mais cobrar dos pais materiais de uso coletivo, como papel higiênico, pincel, giz de cera e materiais de limpeza da escola. Segundo o especialista, esses itens estão incluídos nos valores das mensalidades, e a prática de solicitar materiais diretamente aos pais é considerada ilegal.

Outro ponto relevante mencionado por Northon Lacerda é que as escolas não podem cobrar mais do que 12 mensalidades, geralmente compreendendo a matrícula mais 11 parcelas. Ele alerta sobre práticas ilegais de algumas escolas que cobram a matrícula mais 12 parcelas. “Os pais devem estar atentos aos termos do contrato educacional, verificando o valor da multa, a possibilidade de rescisão em caso de mudança e outros detalhes essenciais para evitar problemas futuros”, aponta.

Ler atentamente o contrato educacional é fundamental para garantir uma relação transparente e evitar possíveis complicações no futuro. “A informação é a principal aliada dos pais na defesa de seus direitos no processo educacional de seus filhos”, finaliza o advogado

Câmara de Timon aprova reajuste de 3,62 por cento para os professores


A Câmara Municipal de Timon aprovou, em sessão extraordinária, nesta quarta-feira (24), Projeto de Lei do Poder Executivo Municipal que concede reajuste aos profissionais do magistério da educação básica da cidade de Timon. 

O reajuste é de 3,62%. Após aprovação na Câmara, o texto do documento segue para sanção por parte da prefeita Dinair Veloso. 

Estiveram presentes durante a votação os vereadores (as): Alynne Macedo, Chagas Cigarreiro, Celso Tacoani, Coca do Matapasto, Ivan do Saborear, Vereador Torres, Jair Mayner, Neto Peças, Da Luz do 7 Estrelas, Pedro Augusto, Thiago Carvalho, Vavá e Vanda Rodrigues. Por Assessoria.

23 de janeiro de 2024

Rafael participa da posse de novos juízes no TRE-PI e destaca importância da Justiça Eleitoral para a democracia

 


Foram empossados os juízes José Maria de Araújo Costa e Fábio Leal da Silva Viana para o biênio 2024/2026.

O governador Rafael Fonteles participou, nesta terça-feira (23), da posse de dois novos juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Foram empossados José Maria de Araújo Costa (titular) e Fábio Leal da Silva Viana (substituto) para o biênio 2024/2026.

Para o governador, a presença do poder Executivo na solenidade é importante para reforçar a parceria com o poder Judiciário. "Eu estou aqui como cidadão e como governador representando o povo e fortalecendo a nossa luta pela democracia. O TRE e o Tribunal Superior Eleitoral têm um papel importantíssimo na defesa do estado democrático de direito. E é cada vez mais importante que homens e mulheres públicos defendam a democracia de forma enfática para que nunca mais haja nenhuma tentativa de perturbação da ordem democrática do Brasil", afirmou Rafael Fonteles. 

Durante a posse, o presidente do TRE-PI, desembargador Erivan Lopes, explicou como ocorre a escolha dos juízes que integram a corte eleitoral. "Os mandatos dos juízes são temporários e hoje estamos renovando mais dois, um como titular e outro como substituto. Esse processo de escolha da carreira jurídica é um processo democrático, eles passaram pela escolha do Tribunal de Justiça, em lista tríplice. Essa é encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral, que confere se eles atendem aos requisitos profissionais, e depois vai para a presidência da República, que entre os três escolhe um", ressaltou o magistrado. 

Já o novo juiz titular do TRE, José Maria de Araújo Costa, destacou os desafios da corte durante as eleições deste ano. "Hoje estou aqui coroando a minha carreira assumindo esse importante cargo para a justiça eleitoral do Piauí e do Brasil. Este ano as eleições terão desafios ainda maiores com a chamada inteligência artificial e o TRE, com o TSE, tem que aprimorar mecanismos para proibir esse mal que deve desvirtuar a vontade do eleitor", afirmou o jurista. 

A corte eleitoral dos TREs é formada por dois desembargadores, dois juízes de direito, dois juízes juristas, um juiz federal e o procurador regional eleitoral.

Fonte/Ccom PI.

22 de janeiro de 2024

Obras de esgotamento sanitário no Joia atingem 90% de execução


Os investimentos em esgotamento sanitário avançam em Timon. Já são mais de 20 bairros com rede coletora de esgoto recuperada e implantada pela Águas de Timon, o que representa 40% de cobertura do serviço em toda a zona urbana. No bairro Joia, as obras já atingiram 90% de execução, com perspectivas positivas para a qualidade de vida dos moradores e a valorização dos imóveis na região. O bairro vai receber no total 8.390 metros de rede de esgoto.

Com a finalização das obras, a concessionária orienta que os clientes façam a ligação intradomiciliar e, consequentemente, a conexão do imóvel à rede. “A ligação intradomiciliar se configura nos ajustes internos necessários para direcionar o esgoto gerado de pias, banheiros, vasos sanitários e ralos para a rede de esgoto instalada pela concessionária nas ruas. Esses ajustes, juntamente com a desativação de fossas sépticas, são de responsabilidade do cliente”, afirma o gerente de Operações da Águas de Timon, Guilherme Coeli.



A recomendação é que o morador contrate mão de obra especializada para realizar essas adaptações internas. No ano passado, a Águas de Timon capacitou gratuitamente 33 instaladores hidráulicos com foco em ligação intradomiciliar, a partir do projeto social Mãos e Obras. A lista com nome e contato dos profissionais capacitados está disponível na sede do SINE Maranhão ou no site da concessionária (www.aguasdetimon.com.br).

Confira abaixo o cronograma de ações até 27 de janeiro


Implantação de rede de esgoto

Bairro Joia: Rua Ouro, Rua 03, Rua 04, Rua Preciosa, Rua Brilhante, Rua Diamante, Rua Pepita, Rua Rubi, Rua Esmeralda e Rua Safira.

Ligações de esgoto

Bairro Parque Piauí

Estações Elevatórias de Esgoto

• EEE Parque Aliança – Cruzamento entre as Ruas H e 17

• EEE Parque Alvorada – Avenida Benedito Ferreira Campos

• EEE Miguel Arraes – Avenida Regimento

• EEE Lodo ETE Flores (Avenida Boa Vista – Localidade Piranhas)

Agentes socioambientais

Bairro Joia

Responsabilidade Social

Cadastro de Tarifa Social – bairro Joia. Fonte/Águas de Timon.


Grupos teatrais ministram oficinas gratuitas em Floriano

 


A programação do 11º Festival Nacional de Teatro do Piauí inicia nesta quarta-feira (24) e segue até domingo (28)

Nesta quarta-feira (24), inicia o 11º Festival Nacional de Teatro do Piauí. O evento, sediado na cidade de Floriano, conta com vasta programação gratuita para o público nos teatros Cidade Cenográfica e Maria Bonita. Além da apresentação de 20 espetáculos de companhias provenientes de diferentes estados do Brasil, os grupos irão ministrar diversas oficinas abertas, porém com número limitado de vagas.


O turno da tarde será dedicado às oficinas, como a Oficina de Iluminação promovida pela Rococó Produções, do Rio Grande do Sul; Oficina “A música é o brincar na formação integral da criança” que será oferecida pelo grupo Serelepe de Minas Gerais; Oficina “Som da Cena”, oferecida pela Trapiá Cia Teatral, do Rio Grande do Norte; Oficina de Teatro Musical, ministrada pelo Grupo Tramoya de Teatro, de Minas Gerais; dentre outras. A programação completa do Festival está disponível no site https://www.escalet.com.br/.

"Acreditamos na democratização da cultura e, por isso, a entrada para todas as apresentações e demais atividades é gratuita. Queremos proporcionar a oportunidade para que um público amplo e diversificado desfrute do talento e da criatividade expressos em cada performance, bem como tenham acesso a uma imersão na rica diversidade de linguagens e abordagens teatrais", afirma o Produtor Geral do Festival, César Crispim.

O evento é uma realização do Grupo Escalet de Teatro, Secretaria de Cultura do Estado do Piauí/Secult e Governo do Estado do Piauí, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura SIEC, e Equatorial Piauí. 


*MAIS INFORMAÇÕES:*

Contato: 89 99978.6996

Instagram: @grupoescalet

E-mail: grupoescalet@yahoo.com.br

Site: www.escalet.com.br.

20 de janeiro de 2024

Piauí comemora 201 anos da Independência com programação em Piracuruca e Oeiras


Atividades vão ocorrer entre os dias 22 e 24 de janeiro em Piracuruca e Oeiras.

O Governo do Piauí realizará, entre os dias 22, 23 e 24 de janeiro, atividades em comemoração aos 201 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil. As atividades ocorrem nos municípios de Piracuruca e Oeiras. O governador Rafael Fonteles participará do cronograma de atividades.

A programação inicia em Piracuruca, na segunda-feira (22), às 8h30, com o Culto em Ação de Graças na Igreja Cristã Pentecostal. Em seguida, às 9h15, ocorre a Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Finalizando a agenda em terras piracuruquense, às 10h, será realizada a solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito da Renascença do Piauí, no auditório municipal Professora Lurdinha Brandão.

Na terça-feira (23), a programação segue em Oeiras, com Noite Cultura na Praça das Vitórias, a partir de 20h. No dia seguinte, na quarta-feira (24), às 8h, as atividades continuam junto ao povo oeirense com as Honras Militares e Aposição de Corbelha de Flores na Estátua de Manoel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba. Já às 8h30, ocorre o Culto em Ação de Graças, na Primeira Igreja Batista do município. Já a Missa em Ação de Graças, em Oeiras, está marcada para 9h15.

A solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, em Oeiras, será às 10h. A cerimônia será no Auditório do Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes.

Sobre a adesão do Piauí à Independência do Brasil

No dia 24 de janeiro de 1823, um fato ficou marcado na história de Oeiras, do Piauí e de todo o Brasil. Nesta data, o povo piauiense aderiu oficialmente à Independência do Brasil.

O fato foi concretizado quando o brigadeiro Manoel de Sousa Martins, o famoso Visconde da Parnaíba, destituiu autoridades portuguesas em Oeiras e assumiu a presidência da Província do Piauí. Desta forma,  o Estado rompeu as relações institucionais com o Império Português.

Fonte/Ccom PI. Por: Lucrécio Arrais


19 de janeiro de 2024

Janaina Ramos cria projeto que institui o Dia da Paridade de Gênero no Maranhão

Data agora é lei e integra o calendário de eventos oficiais do estado

O projeto de lei 633/2023, que institui o Dia da Paridade de Gênero no Maranhão, de autoria da deputada estadual Janaina Ramos, agora é lei.

A Data será comemorada no dia 26 de setembro, passando a integrar o calendário oficial de eventos do estado. Durante o dia instituído por esta lei, serão praticadas atividades que visem promover iniciativas para estimular e celebrar a paridade de gênero.

A Data faz alusão ao dia que o Conselho Nacional de Justiça aprovou a proposta que altera a Resolução 106/10, que tem objetivo de promover a equidade de gênero nas promoções da magistratura, que obriga a abertura de promoções de magistrados, por merecimento, com listas mistas e exclusivas de mulheres, até que seja atingida a paridade de gênero no tribunal.

Ao explicar a importância da data, a deputada Janaina Ramos afirma que “o enfrentamento da discriminação de gênero é uma luta constante das mulheres, em todos os âmbitos. Esta lei integra mais uma iniciativa para realizar e implementar politicas públicas de incetivo a participação feminina no poder. O foco é assegurar a igualdade de gênero no ambiente institucional dos órgãos”.

Lei também é fruto de iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, liderada pela Desembargadora Sônia Amaral, fundadora  do Grupo Maria Firmina.

O grupo surgiu da necessidade de fazer com que demandas próprias das mulheres na magistratura sejam atendidas e para mudar o quadro atual de baixa participação e representatividade feminina no Judiciário Maranhense.

Estes é mais uma avanço na luta pela garantia de direitos das mulheres, no estado do Maranhão. Que é uma das bandeiras importantes que a parlamentar defende.

18 de janeiro de 2024

A imagem fora do contexto e o texto para ilustrar quem realmente é covarde!


Uma imagem publicada no perfil do ex-presidente da Assembleia do Maranhão, deputado Othelino Neto, que entre agendas marcadas recebeu o ex-prefeito Chico Leitoa, de Timon, talvez esteja fora da contextualização de um dos momentos raros e de importância politica que vive o deputado estadual maranhense ao lado de seus incontáveis amigos e aliados fiéis.

A imagem de Chico ao lado de Othelino está fora de contextualização porque, até bem pouco tempo, para os leitoas, em palavras malditas escritas pelo ex-prefeito Luciano Leitoa, também em seu perfil, Othelino, por sua decisão em 2022 de ficar ao lado do hoje governador Carlos Brandão, numa decisão do grupo liderado pelo atual ministro da Justiça Flávio Dino e escolhido pelo presidente Lula e pela Senado para uma cadeira no STF, Othelino é um covarde.

Isso foi dito para expressar o momento em que viviam os leitoas e não o governo do qual eles faziam parte, pois a expressão de covardia desferida contra o ex-presidente da Assembleia foi para defini-lo assim, com todas as letras, foi um gesto de descortesia e deselegância e acima de tudo, de desrespeito.

Mas como todos sabem, essa talvez seja a maneira peculiar de como os leitoas fazem politica no Maranhão, destratando e desconhecendo o valor de quem sabe fazer politica e acompanhar as decisões corretas dentro do contexto momentâneo em que a mola do poder é impulsionada e, mas também outra forma deles mostrar ingratidão.

Othelino não é o primeiro e nem será o último politico do Maranhão a sofrer hostilidades do grupo Leitoa e de seus próceres. O próprio Weverton Rocha, senador e candidato derrotado ao governo estadual, passou por isso quando foi alijado e "escanteado" pelos seus aliados do PDT em Timon quando de sua eleição para deputado federal.

A ausência de Luciano Leitoa ao lado do pai e de Othelino na foto atual, talvez seja sim a estratégia - talvez para não causar constrangimento ao ex-presidente da Alema -. Por isso, mais uma vez eles agiram como serpentes, que esperam o momento certo para agir e destilar seus venenos na hora certa e tornar suas presas cada vez mais vulneráveis, isso falando em termos políticos, pois se tratando dos leitoas, muitos em Timon e no Maranhão sabem do que eles são capazes de fazer para conseguir ou se manter no poder. Não é à toa que eles estão no comando de Timon há anos se revezando familiarmente dentro da Prefeitura de Timon.

O texto em que Luciano Leitoa desancou e ofendeu o ex-presidente da Assembleia foi apagado de seu perfil. Estratégia de quem age nos porões, no submundo ou talvez para que Otehlino reconheça e entenda quem é o verdadeiro covarde no atual contexto politico de sua carreira bem sucedida.

É isso!

Águas de Timon beneficia mais de 6.800 moradores com melhorias em poço


Dentro do plano de melhorias contínuas do sistema de abastecimento da cidade, a Águas de Timon acaba de instalar nova bomba e painel de comando do poço localizado na Vila Bandeirantes. A iniciativa beneficiou mais de 6.800 moradores do bairro e das regiões do Mutirão, Vila Angélica e Vila Osmar, com uma vazão total de 20 mil litros de água tratada por hora.

“Temos o compromisso de incrementar o sistema de captação, tratamento e distribuição de água na cidade. Atualmente, Timon tem a 4ª maior população do estado, com 174 mil habitantes. Esse crescimento populacional é acompanhado por nós, com investimentos na extensão de rede de água, perfuração de poços e adoção de tecnologia que garantem acesso à água de qualidade”, destaca o gerente de Operações da Águas de Timon, Guilherme Coeli.

Água para todos
No primeiro ano de atuação, em 2016, a Águas de Timon promoveu a universalização do abastecimento de água, com entrega da Estação de Tratamento de Água – ETA-Parnaíba, responsável pelo tratamento de 180 mil litros de água por hora. A iniciativa, parte integrante do programa Timon Saneada 1, colocou Timon no mapa de cidades com 100% de abastecimento de água tratada em toda a zona urbana.

17 de janeiro de 2024

Piauí aumenta sua capacidade de investimento com equilíbrio fiscal e geração de emprego

O governador destaca que o equilíbrio fiscal do estado é uma das ferramentas prioritárias para continuar com a capacidade de investimento.

O Piauí figurará como um dos três estados do país que mais geraram emprego e aumentaram sua economia. Foi o que apresentou o governador Rafael Fonteles em entrevistas na tarde desta terça-feira (16). O gestor atrela esse crescimento ao equilíbrio fiscal do estado e à geração de empregos no ano de 2023.

Rafael aponta que a expansão econômica também está ligada à captação de novas empresas e empreendedores no estado, refletindo na arrecadação. “O Piauí é um dos estados que mais aumentou sua economia, provavelmente se posicionará entre os três estados que mais gerou emprego e que mais cresceu sua economia, e isso reflete na nossa arrecadação, mesmo com a queda do FPE no segundo semestre”, apontou o gestor.

Somente em 2023, mais de 30 mil postos de empregos foram abertos no Piauí até o mês de novembro, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). As contratações formais representam 77,7% desse valor, seguido por microempreendedores individuais (18,2%) e concursos públicos (4,1%).

O governador destaca que o equilíbrio fiscal é uma das ferramentas prioritárias para continuar a manter investimentos na infraestrutura e nos serviços prestados pelo estado. “Uma das coisas que não posso abrir mão é o equilíbrio fiscal do Piauí. Só teremos capacidade de investimento se o estado conseguir equilibrar despesas e receitas, então estamos fazendo uma política financeira seguindo essa linha, de garantir o equilíbrio das contas para ter dinheiro para segurança, saúde e educação”, declarou Fonteles.

No ano de 2023, o Governo do Piauí alocou R$ 2,7 bilhões em investimentos públicos, um recorde histórico para o estado. Dessa quantia, 90% é proveniente de recursos próprios do Tesouro Estadual. Para os próximos anos, a capacidade própria do estado somada aos valores provenientes do novo Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC), do governo federal, possibilitará novas obras e investimentos em diversas áreas.

Fonte/Ccom PI.Por: Bruno Pinheiro

Thiago Carvalho rebate críticas de Uilma sobre atraso e descontos abusivos de professores da rede municipal


Thiago desconhece atrasos e pagamentos abusivos no governo municipal e diz que atraso sim, tem no governo estadual.

O vereador Thiago Carvalho, Corregedor da Câmara de Timon e membro da bancada de apoio à prefeita Dinair Veloso, rebateu críticas do vice-líder de oposição, Uilma Resende, que em vídeo e reportagem escrita nesse espaço ecoou voz dos professores contratados da Prefeitura de Timon, que segundo ele, além de estarem com seus salários atrasados tiverem descontos abusivos e injustos em seus vencimentos.

Segundo Thiago, em conversa com esse jornalista através do whatsapp: "Atraso, não estou sabendo mais demissão e pagamento de rescisão sim! Até porque já teve outro seletivo de professores, cuidador. Mas nosso amigo vereador Uilma não pode falar quando tem telhado de vidro, o governado do estado Maranhão é que tem salário atrasado, e professores não vão receber nem janeiro nem fevereiro", rebate Thiago.

Ainda segundo Thiago Carvalho e com base em informações dos próprios servidores estaduais contratados como celetistas, eles não receberam o pagamento de abono férias e existe a previsão de que os meses de janeiro e fevereiro também não serão pagos pelo governo do Estado, que hoje tem no exercício do cargo de governador Felipe Camarão, atual vice-governador e secretário de Educação, mas que também, não vem fazendo o dever de casa.

É isso!

16 de janeiro de 2024

Obras de esgoto avançam no bairro Joia e garantem mais valorização imobiliária

As obras de esgotamento sanitário que a Águas de Timon realiza no bairro Joia avançam a cada dia com perspectivas positivas para a valorização imobiliária da cidade, além dos benefícios para a saúde e qualidade de vida dos moradores. Ao todo, o bairro receberá 8.390 metros de rede coletora de esgoto e terá 1.320 famílias beneficiadas, que terão coleta e o tratamento correto dos efluentes gerados em suas residências.

“Temos realizado investimentos intensos para ampliar o saneamento em Timon. A cidade já tem 100% das casas com o abastecimento regular de água e 40% de cobertura de coleta e tratamento do esgoto. As obras continuarão ao longo do ano e reforçaremos nosso trabalho porta a porta de conversar com a população sobre a importância de conectar os imóveis à rede coletora”, destaca o gerente de Operações da Águas de Timon, Guilherme Coeli.

A conexão dos imóveis é parte essencial para o avanço do saneamento. Com a instalação das redes coletoras pela Águas de Timon, o cliente deverá fazer a ligação intradomiciliar do seu imóvel. “Em algumas residências, geralmente as mais antigas, é necessário fazer ajustes internos para encaminhar adequadamente os resíduos provenientes de pias, banheiros, vasos sanitários e ralos para a rede de esgoto instalada na rua”, explica Guilherme Coeli.

Confira a seguir o cronograma de obras de esgoto de 15 a 19 de janeiro:

Implantação de rede de esgoto

Bairro Joia: Rua 03, Rua 04, Rua Preciosa, Rua Brilhante, Rua Diamante, Rua Rubi, Rua Esmeralda, Rua Safira, Rua Ouro e Avenida Parnarama.

Ligações de rede de esgoto

Bairro Parque Piauí

Estações Elevatórias de Esgoto

EEE Parque Aliança – Cruzamento entre as Ruas H e 17

EEE Parque Alvorada – Avenida Benedito Ferreira Campos

EEE Miguel Arraes – Avenida Regimento

EEE Lodo ETE Flores (Avenida Boa Vista – Localidade Piranhas)

Agentes socioambientais

Bairro Joia

Responsabilidade Social

20/01 – Mutirão Tarifa Social – João Emílio Falcão



15 de janeiro de 2024

Rafael anuncia transformação de mais 151 escolas da rede estadual para o ensino de tempo integral

Agora, cerca de 70% das escolas estaduais serão em tempo integral. A ideia é que o modelo seja universalizado até o início de 2026.

O governador Rafael Fonteles e o secretário da Educação, Washington Bandeira, anunciaram, nesta segunda-feira (15), que mais 151 escolas da rede estadual passarão a ofertar a modalidade de ensino de tempo integral a partir deste ano. Na oportunidade, o governador anunciou também o reajuste salarial acima do piso nacional para os professores efetivos da rede estadual de ensino.

Em 2023, no primeiro ano de gestão do governador Rafael Fonteles, o Piauí saltou de 96 para 200 escolas em tempo integral. Em 2024, o estado chegará a 351 unidades nesse formato, o equivalente a cerca de 70% das escolas estaduais. Com a expansão, 178 dos 224 municípios do Piauí passam a ter, ao menos, uma escola em tempo integral. A medida atinge 69 mil alunos, o que corresponde a 65% de todos os alunos da rede estadual.

Segundo o governador, o modelo de ensino em tempo integral será universalizado até o início de 2026. "É um modelo que potencializa o processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos, por isso apostamos nele. A partir dele, aliado ao ensino profissional e técnico que estamos implantando, teremos melhores resultados e mais oportunidades a todos", disse Rafael Fonteles.

Segundo Washington Bandeira, os investimentos direcionados as 151 novas escolas de tempo integral do Piauí chegam a mais de R$ 467 milhões. "Seguiremos o trabalho de expansão e universalização das escolas em tempo integral, realizando cada vez mais investimentos em pessoal, infraestutura, modelo pedagógico, transporte e alimentação. Dessa forma, atingiremos a meta de chegar ao topo do ranking nacional em educação pública", frisou o secretário.

Kit fardamento

Com um investimento superior a R$ 8 milhões, o kit fardamento (uma calça e duas camisas) chegará a todos os estudantes da rede estadual de ensino, incluindo os alunos de ensino fundamental, ensino médio, tempo integral, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

Reajuste salarial para professores

Ainda nesta segunda, o governador Rafael Fonteles anunciou que dará reajuste salarial linear acima da inflação para todos os professores da rede estadual de ensino.

"Mais uma boa notícia para os professores do Estado do Piauí. O Piso Nacional do Magistério foi reajustado em 3,62% para R$ 4.580,57 (regime de 40h). No Piauí, iremos conceder reajuste linear acima da inflação (portanto, acima de 4,7%) para todos os professores da rede estadual (ativos e aposentados). Assim, todos os professores efetivos da rede estadual irão receber acima de R$ 4.630 (regime 40h)", informou o governador.

Fonte/Ccom PI. Por: Clayton Gomes

Off line: Portal da transparência de Timon está desatualizado desde novembro do ano passado


As informações sobre os pagamentos dos servidores referentes à dezembro de 2023 e do décimo terceiro salários estão sendo omitidas pela gestão Dinair Veloso.


Desde de novembro de 2023 que a prefeita de Timon, Dinair Veloso vem descumprindo a Lei Municipal nº 1639, de 10 de junho de 2010, que trata da transparência de seus atos administrativos e publicação de gastos do governo no portal da transparência, que é parte do portal de noticias institucionais da Prefeitura de Timon e que pode ser acessado através do link: Portal da Transparência de Timon

"O Portal da Transparência do Município de Timon foi instituído pela Lei Municipal nº 1639 de 10 de junho de 2010 e tem como missão fornecer de forma clara e de fácil compreensão informações sobre os gastos públicos e tornar o cidadão cada vez mais consciente das ações da administração pública.

"Com o Portal, a população pode verificar o trabalho da gestão pública municipal. Desse modo, a origem e o investimento dos recursos públicos passam a estar disponíveis online, garantindo ao cidadão o direito de acompanhar a execução dos projetos e ações da Prefeitura de Timon".

Mas não é isso que vem ocorrendo desde o mês de novembro do ano quando a prefeitura deveria apresentar aos cidadões e publicar no portal os gastos com o pessoal no que se refere aos meses de Dezembro e pagamento do décimo terceiro salários aos servidores do município.

Essas informações sobre o pagamento dos servidores fazem parte do rol de informações que devem estar contidas no portal e à disposição para o acesso da sociedade.

A não publicação desses dados, além de ser uma desobediência à lei, gera dúvidas sobre os pagamentos e o uso de recursos públicos no que diz respeito ao servidor, já que outros dados da gestão, estão devidamente publicados.

O descumprimento, injustificado, a pedidos de acesso a informações públicas é ato ilegal, sujeitando seus infratores a sanções administrativas e até mesmo à condenação por ato de improbidade administrativa, nos termos da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/11). Art. 32.

13 de janeiro de 2024

Uilma denuncia atrasos e descontos abusivos nos salários de professores contratados de Timon

O vereador questiona: "para onde estão indo os milhões de reais da Educação de Timon?"

Sempre muito diligente e fiscalizador com os atos e ações do governo Dinair Veloso, em Timon, o vice-lider da bancada de oposição Uilma Resende contestou e denunciou que a prefeita, através da secretaria de Educação, está com salários atrasados dos professores contratados, além disso, os professores tiveram descontos abusivos e indevidos em seus vencimentos , disse o vereador 


Uilma Resende chama à atenção para os montantes de recursos que o governo federal destina ao município de Timon para o pagamento dos professores, mas que apesar da monta de dinheiro nos cofres da Educação de Timon, a prefeita atrasa salários e faz descontos nos contracheques dos contratados.

"Os descontos nos salários de vários professores e professoras contratados de Timon, chegando a retirar mais de 1500 reais nos vencimentos de dezembro, são mais um absurdo cometido por Dinair Veloso e seus secretários".

"Um desconto sem justificativa, num ano em que os recursos para a educação foram maiores que em 2022".

"Dinheiro tem. O que falta é respeito e humanidade para com os professores e professoras", denunciou uilma

12 de janeiro de 2024

Rafael anuncia expansão do Programa Piauí Saúde Digital para mais 20 municípios


A informação foi divulgada durante apresentação da iniciativa, em Piriripi, ao ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta sexta-feira (12), que até o fim do mês de fevereiro mais municípios do Território de Desenvolvimento dos Cocais serão beneficiados com o Programa Piauí Saúde Digital, que atende, hoje, as cidades de Piripiri e Lagoa de São Francisco. A informação foi divulgada pelo chefe do Executivo estadual durante apresentação da iniciativa, em Piriripi, ao ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

Rafael e Wellington, acompanhados de deputados federais e estaduais, além de outras autoridades, estiveram no Centro de Especialidades Adauto Coelho de Resende, Centro de Imagem da Secretaria da Saúde e Espaço de Saúde Indígena Cacique Zé Guilherme, em Piripiri.

“Essa integração entre município, Estado e governo federal, por meio de um sistema moderno, inteligente e usando a tecnologia, permite levar à população de qualquer comunidade e município, o atendimento de especialistas e exames de forma muito mais facilitada e ágil, melhorando a vida das pessoas”, disse o governador.

O programa Piauí Saúde Digital, lançado em abril, permite que o paciente seja atendido em 10 especialidades, por meio de telemedicina, nas próprias unidades básicas de saúde (UBS). O programa Saúde Digital já beneficiou cerca de 20 mil piauienses com consultas especializadas em todas as UBSs das duas cidades.

“Todos os demais 20 municípios do Território de Desenvolvimento dos Cocais passarão a ter o sistema de telessaúde nas UBSs. O paciente será atendido pelo especialista sem sair de seu município e, se for preciso, se deslocará para Piripiri e Esperantina, que são os municípios-polo, para fazer o exame. O laudo sai em apenas 15 minutos. Dessa forma, o paciente já pode apresentar o resultado do exame ao médico para ter o diagnóstico”, explicou Rafael Fonteles.

Wellington Dias, ex-governador do Piauí, elogiou o programa. “Eu confesso que fiquei muito bem impressionado e alegre. É uma revolução. Escutamos muito falar sobre as filas do SUS. E mais do que isso: pessoas que nem na fila conseguem estar, pois moram em lugares distantes e isolados”, afirmou o ministro.

Ele disse que o presidente Lula enfatiza sempre que o grande problema hoje é a parte do exame, pois a pessoa às vezes mora distante e não tem onde fazer. “Às vezes, o paciente tem que se deslocar quilômetros para pode fazer o exame. E aqui, na proximidade, é possível ter um eletrocardiograma, uma tomografia e raios X. Piripiri tinha uma fila grande de espera, agora não tem mais. Hoje, tivemos 62 atendimentos para exames, com resultados em 15 minutos. O Ministério da Saúde, inclusive, já veio aqui conhecer a experiência”, frisou o ministro.


Visita ao município de Lagoa de São Francisco

Rafael e Wellington acompanham ainda as obras de recuperação da BR-222. De lá, seguem para o município de Lagoa de São Francisco, onde visitam o Museu Indígena Anízia Maria dos Povos Tabajara, Tapuio e Itamaraty, na Comunidade Indígena Nazaré, e participam de ações do Projeto Sociocultural Comboios.

O ministro Wellington Dias também assina documentos autorizando ações do governo federal no Piauí, como a retomada do Programa Cisternas; apresentação de microcrédito para empreendedores do Cadastro Único (CadÚnico), lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena e distribuição de sementes e mudas do Plano Safra 2023/2024 (SAF).

Fonte/Ccom PI/

Por: Clayton Gomes e Robert Pedrosa