O encanto de uma cidade é reflexo de suas paisagens e das pessoas que a constroem todos os dias. Figurando como o 4º município mais populoso do estado do Maranhão, Timon tem testemunhado uma transformação significativa nos últimos anos, com o avanço nos indicadores de saneamento básico que refletem diretamente na melhoria da saúde e qualidade de vida dos moradores, bem como na preservação ambiental, valorização imobiliária e atração de novos negócios.
Com o abastecimento de água já universalizado, Timon completa 133 anos de emancipação com 40% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto. Há dois anos, esse indicador era de apenas 3%. Agora, mais de 20 bairros já possuem infraestrutura de saneamento disponível para a conexão dos imóveis, que após interligados à rede irão contribuir definitivamente para a retirada do esgoto da sarjeta, trazendo a melhoria da paisagem urbana e garantindo bem-estar a todos.
As transformações sociais, ambientais e econômicas obtidas pelo acesso ao saneamento básico foram impulsionadas com a chegada da Águas de Timon na cidade, que fez investimentos importantes no sistema de abastecimento, com a inauguração da Estação de Tratamento de Água – ETA Parnaíba, acabando com o problema crônica de falta de água. Os moradores de Timon puderam entender a realidade de ter água na torneira todo dia, deixando no passado a prática de carregar lata d’água na cabeça.
Dona Sônia Maria é moradora do Centro, tem 62 anos e sabe bem da transformação que foi ter água constante em casa. “Era um cenário complicado antigamente. Tinha período que a água chegava só à noite. E quem viveu isso, sabe como é diferente hoje. A água chega limpa, sem sujeira, é regular e a gente se sente aliviado de ter isso em casa todo dia. Para mim e minha família, é um diferencial na qualidade de vida da gente e da nossa saúde”, relata a moradora.
A água que chega todo dia na casa da dona Sônia passa por um processo rigoroso de tratamento, que inclui em torno de 4 mil análises de coletas em pontos estratégicos de Timon para manter a qualidade. “Água tratada é um dos principais requisitos para a redução de doenças de veiculação hídrica, tais como a diarreia, a cólera e a hepatite”, destaca o diretor-presidente da concessionária Águas de Timon, Jacy Prado.
Além dos investimentos contínuos em água, a concessionária tem feito diversas obras de esgotamento sanitário, dentre elas a recuperação e implantação de rede coletora de esgoto, além da ativação de estações elevatórias e estações de tratamento dos efluentes. Esses investimentos refletem diretamente na economia da cidade, com a geração de novos empregos nos canteiros das obras, novos comércios e incremento do turismo.
Consciente dos benefícios do saneamento, Elma Brito, moradora do Parque Piauí, já tem seu imóvel conectado à rede de esgoto. “Para mim, é uma oportunidade de valorizar ainda mais meu imóvel, mas acima disso, é uma oportunidade para garantir mais saúde para minha família, para os vizinhos, amigos e ter a chance de retirar o esgoto a céu aberto da frente das nossas casas. Ter esgoto coletado é melhorar a vida da gente e cuidar de um futuro melhor para todos nós”, destaca.
Reconhecer os benefícios do saneamento é mais um avanço que a população de Timon vivencia. Para contribuir com essa mudança cultural, a Águas de Timon desenvolve um trabalho porta a porta com profissionais que conversam com a população para tirar dúvidas sobre como conectar os imóveis à rede de esgoto. As equipes também realizam a busca ativa por beneficiários da Tarifa Social, benefício que concede 50% de desconto na conta mensal de água e esgoto. Já são mais de 6.800 famílias cadastradas.
“É dessa forma, com olhar social para famílias vulneráveis economicamente e fazendo os investimentos previstos no nosso contrato, que estamos crescendo junto com a cidade de Timon, construindo um novo capítulo de transformação positiva na vida das pessoas, que serão mais saudáveis, produtivas e felizes a partir do saneamento básico”, destaca o diretor-executivo da Águas de Timon, Renee Chaveiro.
Fonte/Águas de Timon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário