Anuncio-01

Anuncio-02

Anuncio-03

3 de novembro de 2023

Crianças caminham mais de 3 kms, enfrentam escuridão e os perigos de mata à dentro para chegar em escola no município de Timon


A escola fica localizada no Povoado 89 e as crianças fazem esse percurso todos os dias para ir às aulas.

Crianças de 3 a 8 anos enfrentam todos os dias uma caminhada de 3 kilometos, de casa até o ponto de embarque do ônibus escolar na ida, e, na volta, além da caminhada, elas têm que caminhar na escuridão, no meio da mata, correndo riscos, para ir às aulas na Escola Municipal José Ferreira de Sá, na localidade 89, distante 18 kilômetros da sede do município de Timon.


As crianças caminhando mais de 3 kms para chegar até o ponto onde o ônibus escolar faz o embarque deles para a escola

No retorno para casa, além da caminhada, as crianças enfrentam a escuridão e os perigos da mata.

Em vídeo, gravado pela mãe das crianças Dona Maria, moradora da comunidade Todos os Santos ela relata que as crianças têm que fazer esse percurso de dia para ir a escola e, à noite no retorno para casa, porque o ônibus escolar não pode chegar ao local onde elas moram.

Explica Dona Maria ao jornalista titular do bdronline.com.br, que esse percurso é feito todos os dias pelas crianças, mas que elas pegam uma espécie de atalho por dentro de uma outra localidade conhecida como Nova Alegria e por esse caminho eles enfrentam cercas de arame e outros obstáculos para chegar até um local chamado de "Mata Burro", onde o ônibus faz o embarque das crianças até à escola da localidade 89.

De acordo com Dona Maria, todos os anos, em época de eleição, os políticos aparecem por lá para pedir votos e prometer a construção da estrada da localidade Todos os Santos até a BR-226, onde está escola, que nunca foi construída.

Situação complicada, diz vereador

O bdronline.com.br conversou com o vereador Kaká do Frigosá, liderança politica da região que está em seu terceiro mandato, dois deles na oposição, mas que agora ele está como aliado da Prefeita Diniar Veloso, ex-secretária de Educação e sabedora dos problemas da comunidade.

De acordo com Kaká Fica o local fica próximo às propriedades de sua família e faz parte de sua região e base eleitoral na zona rural. Indagado sobre o problema das crianças terem essa dificuldade para chegar à escola, o vereador confirmou a reclamação da moradora: "Pra essas casa só tem caminhos. Realmente, não tem estrada. Se for correr atrás de fazer a estrada tem que falar com todos os donos de terreno pra poder passar por dentro", disse o vereador que ainda falou da dificuldade agora com a construção e pavimentação da BR 226. "Com a chegada do asfalto, ali valorizou muito. Ninguém quer abrir um palmo de terra", disse o vereador.

De acordo com consulta feita a um especialista, a prefeita pode sim desapropriar áreas de terra para construir a estrada e não somente beneficiar as crianças, particularmente, mas toda comunidade. Esse é um processo de interesse público e o especialista disse não ver dificuldades ´para fazê-lo, principalmente em se tratando de "caminho de escola", que sempre estão nos discursos políticos como "educação a cheve para o crescimento e desenvolvimento dos brasileiros", disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário