Prefeita Dinair Veloso, literalmente, engessou sua gestão! |
O alto custo da gestão da prefeita Dinair Veloso de Timon terá também um custo alto para a cidade. Mas como o grupo politico comandado pelos dois ex-prefeitos, Chico Leitoa pai e o filho Luciano nunca assumem a responsabilidade de seus atos administrativos e políticos, aliados da prefeita andam espalhando que é do Ministério Público a determinação de que ela demita servidores. Sendo que o inchaço na folha de pagamento e os altos custos com propaganda e publicidade elevaram os gastos criando uma bola de neve em dívidas impagáveis.
Na verdade, "segundo consta das informações trazidas a este Órgão Ministerial, o Município de Timon apresentou despesa total com pessoal acima do limite legal fixado na LRF. Isto porque, ao final do terceiro quadrimestre de 2022, a despesa total com pessoal foi equivalente a 59,24% da Receita Corrente Líquida, ficando acima do limite legal de 54% e que conforme a fiscalização realizada no 1º Quadrimestre de 2023, verifica-se que já foi aberto procedimento específico de fiscalização, inclusive, com Representação do Ministério Público de Contas (Processo nº 2102/2023 – TCE-MA), em face da Prefeita Municipal, Dinair Sebastiana Veloso da Silva, considerando que mesmo depois do o Alerta 2/2023, relativo ao 3º quadrimestre de 2022, o Município de Timon em vez de reduzir as despesas com pessoal, aumentou para 62,3% da Receita Corrente Líquida", diz a recomendação do MP.
Se por um lado, TCE e o MP já haviam detectado o extrapolamento dos limites da lei no que diz respeito aos custos com a folha, por outro, esse jornalista vem denunciando o inchaço evidente da folha com pagamentos de altos salários, de janeiro para cá, aos familiares de vereadores de oposição que aderiram e anunciaram apoio politico à prefeita.
Informações postas aqui, dão conta, por exemplo, do pagamento de salários para a mãe e esposa do vereador Jorge Passos, no valor de 6 mil reais para cada uma, um mês após ele anunciar apoio e adesão à base da prefeita na Câmara. Junto com Jorge Passos, estão na conta do adesistas mais 4 vereadores antes oposicionistas.
Este jornalista também vem denunciando os gastos mensais com mídia, diretamente executados pelo gabinete da prefeita de Dinair, que de 2021 para 2022, elevou os custos com propagando em mais 3 milhões de reais. Em 2021 a prefeita Dinair gastou com mídia 7 milhões 376 mil e no ano passado esse gasto subiu para 10 milhões 436 mil reais.
De acordo com o vereador Uilma Resende, vice-lider da oposição na Câmara, esse custo com publicidade e propaganda está ligado à baixa performance eleitoral da prefeita, que busca a reeleição, e, por isso está endividando o município, enquanto que com todo esse esforço e dinheiro, sua rejeição ainda beira 60 por cento.
Segundo informações de bastidores, a comissão criada pela prefeita vem com o critério pronto de que a demissão de servidor será o único caminho a seguir, mas será se essas demissões irão atingir também as famílias dos vereadores adesistas com contratos na folha de pagamento da prefeitura.
Atentai Bem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário